Torres deve receber título de capital nacional do balonismo

Município gaúcho tinha concorrência de cidade paulista que também buscava o reconhecimento

Compartilhe

Foto: Divulgação / Prefeitura de Torres

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende tornar a cidade de Torres, oficialmente, a capital nacional do balonismo. O texto, aprovado em caráter conclusivo nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), agora segue para apreciação do Senado Federal.

Conhecida por sediar o Festival Internacional de Balonismo há mais de três decadas, Torres reúne, anualmente, pilotos de balões de vários países e regiões do Brasil, encantando o público com um verdadeiro festival de cores e formas nos céus da cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

A cidade gaúcha disputava o título com a cidade paulista de Rio Claro, também famosa por realizar eventos de balonismo. O deputado Afonso Motta (PDT-RS), relator das matérias, apresentou parecer pela constitucionalidade das duas propostas que tramitavam em conjunto sobre o tema. O texto que concedia o título ao município de Rio Claro, porém, foi rejeitado na Comissão de Cultura.

Relatora naquela comissão, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse porque optou pela cidade de Torres. “Parece-nos que, indiscutivelmente, Torres desponta no cenário nacional pela prática do balonismo com maior relevância. Prova inconteste disso se deve ao fato de que Torres vem realizando há mais de 30 anos o Festival Internacional de Balonismo”, explicou a parlamentar à Agência Câmara.

“O balonismo é um evento admirado e enaltecido pela população local. Esse sentimento, inclusive, é o que contribui para que o Festival Internacional de Balonismo de Torres seja considerado o maior evento dessa modalidade na América Latina, contando com a presença de pilotos de balões de diferentes países e de diversos locais do país”, completou Maria do Rosário.

Apreciado na última quinta-feira (17) pela CCJ, o projeto de lei que confere o título de capital nacional do balonismo a Torres é de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e foi apresentado em 2019. Segundo ele, a homenagem é uma forma de reconhecer a importância da cidade para o turismo e a cultura do Rio Grande do Sul e do Brasil.

“Com a aprovação e sanção, vamos potencializar ainda mais essa grande festa do nosso Litoral Norte e que todos os anos mobiliza milhares de turistas pelo Brasil e o mundo, movimentando a economia, gerando desenvolvimento e atração de novos investimentos”, disse Alceu, neste sábado (20), em uma publicação sobre o tema nas suas redes sociais.

Compartilhe

Postagens Relacionadas