Terça começa com vento forte e rajadas de mais de 90 km/h no Litoral

Inmet e Marinha do Brasil mantêm avisos de ventos costeiros no RS e SC para ao longo de todo o dia

Compartilhe

Terça-feira começou com sol e vento forte no Litoral. Foto: Talis Ramon / Litoral na Rede

O dia amanheceu com sol e vento forte no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Estações meteorológicas da região registraram rajadas entre 41 e 93 km/h durante a manhã desta terça-feira (28). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Marinha do Brasil mantêm avisos vigentes de ventos costeiros. [veja os detalhes abaixo].

Em Imbé, a estação meteorológica do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS) apontou rajadas de 93 km/h entre as 6h32 e as 6h43. Pouco antes, às 6h26, registrou 89 km/h. Nesses horários, a velocidade média do vento era de aproximadamente 40 km/h.

Em Tramandaí, a estação do Inmet, localizada nas imediações do farol, na zona sul, apontou rajada de 57 km/h, entre 7h e 8h, com velocidade média do vento de 21 km/h. A temperatura mínima ficou em 11,2ºC, com sensação térmica mais baixa.

Em Osório, a estação da MeteoRS registrou rajada de 68 km/h até o início da manhã, com velocidade média do vento de 19 km/h. Em Torres, o vento foi mais fraco, com rajada de 41 km/h, às 8h, conforme dados disponíveis da estação do Inmet.

Avisos de vento costeiro e ressaca do mar

Alertas do Inmet para ventos costeiros. Foto: Reprodução Inmet

O Inmet tem dois alertas de ventos costeiros em vigor para toda faixa leste do Rio Grande do Sul e o Litoral Sul de Santa Catarina. Um deles é laranja, de grande perigo, que vale até as 15h desta terça-feira. O outro é amarelo, de perigo potencial, e vale das 15h até a meia-noite.

A Marinha do Brasil também emitiu avisos para a região litorânea. Um deles aponta para “vento duro” na área costeira entre Chuí (RS) e Laguna (SC), a até 300m da costa, com vento de até 88 km/h. O aviso vale até o fim da noite desta quarta-feira (29).

Também segue em vigor, até o fim da noite de quarta, um aviso de ressaca do mar entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC). A Marinha aponta para possibilidade de ondas de 2,5m e 3,5m.

Compartilhe

Postagens Relacionadas