Tecnologia: Tramandaí começa a realizar exames sem agulha e sem sangue

Compartilhe

O aparelho é colocado no dedo do paciente. Foto: Alanna Hanna / Prefeitura de Tramandaí

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Equipe de Saúde da Família (ESF), a UPA e o Centro de Especialidades de Tramandaí, receberam nessa semana, os aparelhos capazes de apresentar resultados de diversos exames médicos. Em breve, os equipamentos também serão entregues aos Agentes Comunitários de Saúde. O prefeito Luiz Carlos Gauto, ressaltou a importância dessa tecnologia que promete trazer economia na área da saúde pública.

Os aparelhos são o VSM e MTX, de uma empresa israelense. A novidade no município foi apresentada na Sociedade Amigos de Tramandaí (SAT), no fim de março. O equipamento é colocado no dedo do paciente e repassa a localização onde está sendo feito o atendimento. Com uma rápida análise, ele apresenta os resultados. “Os exames são feitos de forma rápida, indolor e sem sangue, durante a consulta médica nas UBS’s ou visita do Agente de Saúde” explicou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luciano Von Saltiel, disse que na condição de gestor, se busca a inovação para qualificar ainda mais os serviços prestados a comunidade. “Foi muito importante termos assumido essa posição de coragem, de vanguarda, com o respaldo do prefeito que nos proporcionou essa posição de buscar fazer mais e melhor para a nossa população”

Saltiel disse ainda, que a tecnologia permite uma saúde mais eficiente, com economia, sendo um investimento que vai trazer um grande retorno para a sociedade. “Isto é o que buscamos desde o primeiro dia que assumimos a secretaria. Esses aparelhos vão melhorar e muito o atendimento nas unidades básicas de saúde e principalmente na atenção domiciliar”, prometeu.

As equipes estão recebendo treinamento individual nas próprias unidades. A capacitação se estende até o dia 02 de maio, informou a prefeitura.

Como funciona

O aparelho é colocado no dedo do paciente e repassa a localização onde está sendo feito o atendimento. Com uma rápida análise, ele apresenta os resultados para os seguintes exames: PA (sistólica e diastólica), Pressão Arterial Média (MAP), gráficos da variação da PA. Pulso, Onda de Pulso Periférico (PPW), Frequência de Pulso Periférico (PPR), Sp O2, (saturação de oxigênio), O2, CO2, PCO2, PO2, CO, (débito cardíaco) Hemoglobina (Hb), Hematócrito (Hct), pH, VS (Volume Sistólico), SVV (Variação do Volume Sistólico), Contagem de Hemáceas, Viscosidade Sanguínea.

Combinando o MTX com o aplicativo móvel da Cnoga Medical e serviços baseados em nuvem, os profissionais e organizações de saúde têm fácil acesso aos dados médicos para uma melhor gestão de doenças, permitindo assim verdadeiro monitoramento remoto contínuo, preventivo e eficaz para a população.

Compartilhe

Postagens Relacionadas