
A Polícia Civil (PC) identificou oito suspeitos de envolvimento em um grupo criminoso que praticava o crime de abigeato – furto de gado – no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (15), eles foram alvos da “Operação Seival”.
Os agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados nas cidades de Osório, Tramandaí e Capivari do Sul. Um homem foi preso.
A investigação foi realizada pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã. Produtores rurais de Osório procuraram o órgão policial relatando preocupação com aumento significativo dos casos de furto de bovinos no município.
Em parceria com a Delegacia de Polícia de Osório, foram identificadas 22 ocorrências de abigeato. Conforme a PC, a maioria do casos na modalidade de carneada, quando o gado é abatido dentro da propriedade rural invadida pelos criminosos.
Na operação, os policiais apreenderam oito telefones celulares. Os aparelhos serão periciados pata obtenção de informações que colaborem com a continuidade da investigação.
O homem preso na ação foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e munição.