Policiais penais da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) controlaram um princípio de rebelião, nesta terça-feira (12), na Penitenciária Estadual Modulada de Osório (PMEO), no Litoral Norte. Os detentos do regime semiaberto incendiaram colchões e roupas em protesto contra uma revista realizada na unidade onde estão presos.
O Corpo de Bombeiros Militar chegou a ser acionado, mas quando a equipe chegou o fogo já estava controlado. O tumulto promovido pelos apenados foi contido pelo Grupo de Intervenção Rápida da 1ª Região Penitenciária, que retornou ao estabelecimento.
A Susepe informou ao Litoral na Rede que quatro detentos precisaram de atendimento médico. Segundo o órgão, eles já foram liberados e retornaram para a penitenciária. A assessoria de comunicação não relatou feridos entre os servidores.
O princípio de rebelião aconteceu por volta das 8h no Anexo da PMEO. Houve danos no prédio, mas os prejuízos não foram detalhados.
Veja a manifestação da Susepe
“A Superintendência dos Serviços Penitenciários informa que, após a revista no anexo da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, a qual tem pessoas privadas de liberdade do regime semiaberto, houve um princípio de tumulto por parte dos recolhidos, com danos ao patrimônio público.
Acionados, o Grupo de Intervenção Rápida da 1ª Região Penitenciária retornou ao estabelecimento para manutenção da ordem e disciplina e rapidamente controlou a ação.
Quatro detentos necessitaram de atendimento médico, receberam e já foram liberados.”