
A ampliação da subestação de Energia localizada na BR-101, na área central de Osório, foi entregue na manhã desta terça-feira (13). Segundo a CEEE Grupo Equatorial, a obra realizada na unidade aumenta em 60% a capacidade, beneficiando diretamente quatro cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: Osório, Cidreira, Maquiné e Caraá.
A distribuidora de energia informou que foram investidos R$ 4 milhões na subestação, com a instalação de um transformador de maior capacidade, elevando para 40 MVA de potência instalada. Além disso, houve a substituição de outros três transformadores de menor capacidade e a readequação dos barramentos (equipamento que recebe a linha de distribuição de energia na subestação), permitindo melhor operação remota.
A companhia aponta que 24,5 mil clientes serão beneficiados diretamente e que a ampliação vai “incrementar o suprimento de energia a outros 18 municípios desta região”. A empresa também construiu caixas coletora e separadora de óleo, em atendimento às normas ambientais vigentes.
Durante a entrega da unidade ampliada, teve a participação do presidente da CEEE Grupo Equatorial, Raimundo Barretto Bastos, do prefeito de Osório, Roger Caputi de Araújo, do vice-presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIO), Lucas Daniel Gehlen, além de outros executivos da companhia e de autoridades do município.

“Nesta sexta-feira, inclusive, vamos lançar o nosso Plano Verão 2023, que inclui as melhorias efetuadas para o Li0toral Norte na intenção de mantermos o bom atendimento prestado no mesmo período do ano passado. Ficamos orgulhosos em entregarmos essa ampliação à população local e ao povo gaúcho”, afirmou Bastos.
“O mais importante de tudo é saber que a CEEE Grupo Equatorial está antevendo a demanda maior de energia para o verão e para os próximos anos. Estamos com novos empreendimentos previstos para a cidade, no setor imobiliário e esta ação nos surpreende positivamente”, disse o prefeito Roger Caputi.
Além da Subestação Osório, outra ação concluída em 2022 foi a ampliação em 60%, da unidade de Santo Antônio da Patrulha, onde houve investimentos de R$ 4,6 milhões, incluindo a instalação de um transformador de 40 MVA.