Subestação da CEEE em Osório passa por manutenção

Compartilhe

Subestação móvel funcional em Osório. Foto: Divulgação CEEE

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) iniciou a modernização da Subestação Osório 1, que atende parte dos clientes do Litoral Norte do Estado. O trabalho, coordenado pela Divisão de Manutenção da empresa, inclui substituição de equipamentos e ajustes nos sistemas de automação e proteção, além de reparos civis na infraestrutura local.

Enquanto os serviços são realizados, previstos para ficarem concluídos em até 40 dias, os 25 mil clientes que recebem a energia elétrica através das redes de média tensão que partem dessa unidade, localizada na BR 101 no município de Osório, serão abastecidos pela subestação móvel que foi conectada na última terça-feira ao sistema energético da região.

Esse equipamento de uso provisório no local faz as mesmas funções de uma subestação fixa, com a diferença de ser montado sobre uma carreta. Essa é composta por um transformador de força de 30 MVA (megavolts-ampère) de potência, módulos de proteção e manobra, sistema de proteção, automação e telecomunicação. O Grupo CEEE possui seis subestações desse tipo, duas da área de transmissão e quatro do segmento da distribuição, utilizadas enquanto melhorias programadas são realizadas no sistema, e também em possíveis situações de contingência.

Na Subestação Osório1, a CEEE-D está investido R$ 450 mil. A atividade integra o plano de ações da Companhia para qualificar o atendimento aos clientes e dar maior confiabilidade e segurança ao sistema, em especial durante os meses de verão, quando, além da demanda de energia aumentar pela própria elevação da temperatura, a população nos municípios do litoral Norte cresce de forma expressiva.

 Outras melhorias

Além desse trabalho, e também visando a ampliação da qualidade do fornecimento durante o verão, a empresa vem executando outros projetos de manutenção preventiva na infraestrutura energética na região, incluindo, além das subestações, as linhas de transmissão. Recentemente, foi concluída a modernização na Subestação Pinhal, unidade responsável pela distribuição de energia elétrica a 42,8 mil clientes dos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira, Quintão e arredores.

Neste momento, equipes que atuam no litoral executam melhorias nas subestações Atlântida e Mostardas e junto às linhas de transmissão de 69 kV e 138 kV (Quilovolts) entre as subestações de Osório e Tramandaí e Osório e Palmares, respectivamente, onde ocorre revisão de equipamentos e troca de estruturas, conectores e isoladores.

Compartilhe

Postagens Relacionadas