
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes, coordenou uma reunião extraordinária com a Defesa Civil e os órgãos de serviços da prefeitura da capital, na manhã desta segunda-feira (25), no Centro Administrativo Municipal. Foi determinado o fechamento preventivo do sistema de comportas do Guaíba. A medida é para evitar que a área central alague caso o nível do lago chegue aos 3 metros.
Estão sendo fechados oito dos 14 portões. Outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com 2 mil sacos de areia. A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou a operação às 14h pelo portão 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS).
“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, declarou Melo.
A decisão foi tomada por conta dos alertas de temporais nos próximos dias, com previsão de até 100 milímetros na terça-feira (26). Além disso, na quarta-feira (27), o vento sul deve atuar em direção à capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.
