Sol, temperaturas subindo e vento fraco. O tempo está ajudando quem se programou para aproveitar os últimos dias de 2022 na beira da praia no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Em Tramandaí, o início da tarde desta sexta-feira (30) era com muitas barracas e guarda-sóis na faixa de praia da área central da cidade.
Depois de um amanhecer, com marcas relativamente baixas para o verão, abaixo de 20ºC, as temperaturas começaram a subir. O Litoral na Rede consultou dados de quatro estações meteorológicas da região, pouco antes das 15h.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia de Tramandaí havia marcado máxima de 24,7ºC. Já da MeteoRS, em Imbé, registrou 26,2ºC. Em Torres, outra estação do Inmet apontou 26,9ºC de máxima. Já a Agro Xan, localizada em Xangri-Lá, marcou 26,7ºC.
Em relação ao vento, a média apontada pelas estações meteorológicas da região é de 20 km/h. Com isso, a sensação de andamento é amenizada pelo vento marítimo.
A meteorologista Ludmila Pochmann, do Litoral na Rede, apontou que o fim de semana de Réveillon será mercado por tempo seco e calor devido à alta pressão. Clique aqui e veja a previsão até segunda-feira.
Fim de semana
A expectativa é de praias ainda mais movimentadas neste sábado e no domingo. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) informou que todas as guaritas em condições estarão em funcionamento neste fim de semana de virada de ano.
O coordenador da Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes, disse que ainda haverá guarda-vidas em patrulhamento e volante. “[Essas equipes] são para resposta, não para prevenção. Para prevenção vale a máxima: procure o local onde o guarda-vidas está instalado, com uma guarita ativa e área balizada para banho”, afirmou o oficial.
Desde o início da Operação Verão, em 17 de dezembro, os guarda-vidas realizaram 27 resgates e salvamentos, além de 15.248 ações preventivas. Houve ainda 628 casos de lesões causadas por águas-vivas.