
Um projeto de reforma e ampliação do Hospital de Santo Antônio da Patrulha foi apresentado, nessa quarta-feira (09), à secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. A proposta foi um dos temas discutidos em reunião com representantes da Associação Hospitalar Vila Nova, que estavam acompanhados pelo prefeito Rodrigo Massulo e outras autoridades.
O diretor do hospital, Jeremias da Silva, explicou que a ideia é ampliar a atual área de ambulatório em mais 200 m². O objetivo é atender também pacientes de cirurgia geral, ginecologia e otorrinolaringologia, além de contar com uma sala de atendimento pediátrico e uma sala de isolamento.
Durante a audiência, a comitiva da cidade apresentou números que demonstram que, em cinco anos, a produção de serviços nas áreas de oftalmologia e cirurgia vascular — como exames e cirurgias — praticamente quadruplicou no Hospital de Santo Antônio da Patrulha.
Em 2019, foram realizados 45.156 procedimentos no local. Em 2024, o número subiu para 177.547 — um aumento de 393%.

O maior crescimento foi registrado nos exames de topografia computadorizada, que analisam a curvatura e a superfície da córnea, com um aumento de 851% nos procedimentos realizados. Também se destacam os números de paquimetrias ultrassônicas (570%) e de campimetrias computadorizadas (607%).
A secretária Arita Bergmann afirmou que o projeto de reforma e ampliação da instituição hospitalar será analisado pela equipe técnica da Secretaria Estadual da Saúde.