Oito empreendimentos que executam serviços de limpeza de fossas no Litoral Norte foram fiscalizados nessa quinta-feira (26), por técnicos da Fepam e do Balcão Ambiental Unificado, pertencente a Secretaria do Meio Ambiente do RS. Na ação, as empresas tiveram suspensas as atividades de nove veículos de transporte de efluentes, três tanques de transbordo e acúmulo de efluentes, área de lavagem e oficina mecânica de caminhões, local de pintura e poço de captação de água.
Os empreendimentos de Arroio do Sal, Imbé, Tramandaí, Osório e Pinhal não tinham licenciamento ambiental e documentação para transporte. A operação recebeu apoio tecnológico de um drone que possibilitou a produção de imagens e vídeos, reforçando a constatação das infrações. As empresas receberam um prazo para regularizar as atividades. A operação de fiscalização também contou com o apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Remoção ilegal de areia
Durante a fiscalização da atividade de limpa fossa, os técnicos flagraram caminhões da Prefeitura de Cidreira removendo areia da faixa de dunas sem licenciamento ambiental. A atividade foi suspensa e o dano reparado com a recolocação da areia. Em Tramandaí, a equipe também fiscalizou uma área de disposição irregular de resíduos sólidos urbanos cujas medidas de reparação serão tomadas junto à Prefeitura.