Semana de combate ao Aedes aegypti mobiliza o Litoral

Compartilhe

Dengue, zika e chikungunya não se combate. Se previne! Como prevenir? Combatendo, ainda antes do verão, o mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes Aegypti. Deixar a água parada é um convite para que o inseto se reproduza e faça mais vítimas. É hora de se mobilizar. Nesta segunda-feira (23) começou a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti em mais de 210 mil unidades públicas e privadas do país.

A ação é um alerta do Ministério da Saúde, para a população, que informou que até dois de setembro deste ano, foram notificados 219.040 casos prováveis de dengue, 171.930 notificações de casos prováveis de febre chikungunya e 15.586 casos prováveis de Zika, em todo o país. “É melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito essa iniciativa. Vamos reforçar, ainda mais, a necessidade de eliminar os criadouros, convocando toda a sociedade para esse trabalho já antes do verão, quando começam as chuvas”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em nota.

Serão mobilizadas 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde em todo o País.

Litoral Norte

De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, através da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Osório, oito municípios da Região estão infestados por Aedes aegypti: Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí e Três Cachoeiras. É o que aponta o Informativo Epidemiológico Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, de outubro deste ano.

Em Osório, por exemplo, durante a semana serão vistoriados os prédios públicos (escolas, postos de saúde, prefeitura, órgãos públicos), e também mercados, comércios, e imobiliárias. O bairro Glória permanece com focos do mosquito, causando preocupação aos moradores e também a equipe de agentes de combate a endemias.

O Informativo Epidemiológico aponta também que neste ano, 23 casos de dengue, três de Chikungunya e quatro de Zika Vírus foram notificados, porém nenhum caso ainda foi confirmado.

Imagem: SES

Compartilhe

Postagens Relacionadas