
A Secretaria da Saúde acatou a orientação do Ministério do Saúde e decidiu reduzir de 12 para 8 semanas, o intervalo de aplicação das doses de vacina contra a covid-19 da fabricante AstraZeneca.
A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta terça-feira (19), por gestores estaduais e municipais, representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). A orientação do Ministério da Saúde foi emitida na última semana.
Foi definido em CIB, ainda, a população que será alvo das 180 mil vacinas Pfizer que chegaram ao Estado nesta terça-feira (19). A distribuição das doses ocorrerá na quarta-feira (20).
Serão enviadas, na mesma oportunidade, doses de reforço ou para segunda aplicação (D2) que estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imonobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
A próxima distribuição de doses Pfizer será suficiente para alcançar a vacinação de 48,3% do total da população gaúcha de 12 a 17 anos, estimada em 890 mil pessoas.
A distribuição será para esses públicos:
- Reforço ou dose extra para população indígena, idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde (1750 doses AstraZeneca);
- Primeira aplicação (D1) de adolescentes indígenas (2992 doses Pfizer);
- Primeira aplicação (D1) de adolescentes (132.210 doses Pfizer);
- Segunda aplicação (D2) para quem atingiu o período ideal (174.075 doses Coronavac);
- Segunda aplicação (D2) para quem atingiu o período ideal (133.554 doses Pfizer).