Secretaria da Saúde confirma caso de dengue tipo 3 no estado

Cevs emitiu alerta aos serviços de saúde e as vigilâncias municipais

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), emitiu nesta semana um alerta epidemiológico após a confirmação de um caso de dengue tipo 3. A introdução de um novo sorotipo pode aumentar o risco de casos graves de dengue, especialmente em indivíduos que já tiveram infecção prévia por outro sorotipo.

O alerta epidemiológico foi lançado após a confirmação é de um caso importado identificado laboratorialmente como sendo do tipo 3. Trata-se de residente no município de Porto Alegre, com histórico de viagem para Alagoas, e início dos sintomas em 14 de fevereiro. O diagnóstico do sorotipo foi confirmado em 6 de março.

No documento, a SES reforça uma série de orientações aos serviços de saúde e às vigilâncias municipais e destaca a importância de reforçar o monitoramento de suspeitos e a capacidade diagnóstica para detecção precoce de novos casos.

O sorotipo 3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Os sintomas da dengue tipo 3 são iguais aos demais: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Houve registros do sorotipo 3 no Rio Grande do Sul em 2007 e 2016, porém com poucos casos.

Estudos indicam que, após a segunda infecção por qualquer sorotipo, há uma predisposição para quadros mais graves, independentemente da sequência dos sorotipos envolvidos.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos, que geram imunidade duradoura apenas contra o mesmo sorotipo, o que significa que infecções subsequentes com outros sorotipos podem aumentar o risco de formas graves da doença.

O surgimento ou aumento de um sorotipo que antes não era predominante em uma região pode levar ao aumento de casos devido à maior suscetibilidade da população.

Orientações

Entre as orientações do alerta estão intensificar a vigilância epidemiológica e laboratorial para identificação de casos suspeitos. Além disso, a recomendação é para o reforço da notificação imediata de casos suspeitos e graves, com e atenção especial a pacientes com sinais de alarme e manifestações graves, pois a reinfecção a novo sorotipo aumenta o risco de formas severas da doença.

O documento também orienta que os municípios reforcem as estratégias de eliminação de criadouros do Aedes aegypti e intensificação das atividades de controle vetorial, além da sensibilização para a importância das medidas ambientais de combate ao mosquito, reconhecimento precoce dos sintomas e busca imediata por atendimento médico em casos suspeitos.

Situação da dengue no RS

Segundo o Painel de Casos de Dengue RS, com dados até 11 de março, o Rio Grande do Sul já teve confirmados 781 casos de dengue este ano. Não há, até a última atualização do painel, nenhum registro de óbito confirmado no Estado em 2025.

Vacinação

Em 2024, a vacina da dengue foi incorporada ao SUS para o público de 10 a 14 anos que reside em localidades prioritárias, conforme critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país e decisão pactuada com estados e municípios.

Municípios com vacinação contra a dengue no RS:

  • Alvorada
  • Araricá
  • Aratiba
  • Áurea
  • Barão de Cotegipe
  • Barra do Rio Azul
  • Benjamin Constant do Sul
  • Cachoeirinha
  • Campinas do Sul
  • Campo Bom
  • Candelária
  • Carlos Gomes
  • Centenário
  • Charrua
  • Cruzaltense
  • Dois Irmãos
  • Entre Rios do Sul
  • Erebango
  • Erechim
  • Erval Grande
  • Estação
  • Estância Velha
  • Faxinalzinho
  • Floriano Peixoto
  • Gaurama
  • Getúlio Vargas
  • Glorinha
  • Gramado Xavier
  • Gravataí
  • Herveiras
  • Ipiranga do Sul
  • Itatiba do Sul
  • Ivoti
  • Jacutinga
  • Lindolfo Collor
  • Marcelino Ramos
  • Mariano Moro
  • Mato Leitão
  • Morro Reuter
  • Nonoai
  • Nova Hartz
  • Novo Hamburgo
  • Pantano Grande
  • Passo do Sobrado
  • Paulo Bento
  • Ponte Preta
  • Portão
  • Porto Alegre
  • Presidente Lucena
  • Quatro Irmãos
  • Rio dos Índios
  • Rio Pardo
  • Santa Cruz do Sul
  • Santa Maria do Herval
  • São José do Hortêncio
  • São Leopoldo
  • São Valentim
  • Sapiranga
  • Severiano de Almeida
  • Sinimbu
  • Três Arroios
  • Vale do Sol
  • Vale Verde
  • Venâncio Aires
  • Vera Cruz
  • Viadutos
  • Viamão

Compartilhe

Postagens Relacionadas