Santa Casa de Misericórdia anuncia que deixará gestão do Hospital de Santo Antônio da Patrulha

Prefeitura garante que atendimento à comunidade não será prejudicado e que manutenção dos profissionais será prioridade nas negociações com nova administração.

Compartilhe

Hospital de Santo Antônio da Patrulha é administrado pela Santa Casa de Porto Alegre. Foto: PMSAP

A Santa Casa de Misericórdia deixará a gestão do Hospital de Santo Antônio da Patulha (HSAP). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) através de um comunicado publicado nas redes sociais da prefeitura da cidade. A decisão foi tomada unilateralmente pelo grupo hospitalar e comunicada pelo diretor geral da instituição, Julio Matos, ao prefeito Rodrigo Massúlo, durante uma reunião para prestação de contas [confira o comunicado em vídeo no final da reportagem].

Entre as razões apresentadas pela Santa Casa para deixar a gestão do HSAP, são citadas a inflação crescente sobre os custos hospitalares – os quais, segundo a instituição, exigem mais recursos extraordinários do município, e a soma de outras unidades à estrutura de gestão corporativa. Recentemente a Santa Casa passou a administrar o Hospital Dom João Becker de Gravataí e mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) naquela cidade, além de ser responsável pela gestão de 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Alegre e pela operação de mais um hospital dentro do complexo assistencial da Santa Casa.

A nota da Santa Casa também cita o fato de que a estrutura de gestão corporativa da instituição é a mesma para todas as suas atividades, e que impactos da pandemia da Covid-19 trouxeram à administração a necessidade de ter foco de exclusividade e determinação em ações de recuperação da sua sustentabilidade. “Não gostaríamos de trazer essa notícia aos patrulhenses. Hoje temos um hospital pujante, com mais de 300 atendimentos por dia e diversas especialidades médicas”, disse Matos durante a manifestão em vídeo que acompanhou o comunicado. “Diante disso, tornou-se absolutamente inviável a continuidade da gestão do Hospital, seja pelo fator escassez de gestão corporativa, distância, como também pela necessidade de atenção ao seu crescimento e satisfação do HSAP”, afirma o comunidade entregue à prefeitura.

O comunicado da prefeitura exaltou a parceria com a gestão do hospital e lamentou o encerramento da parceria. “Desde 2017 [o município] vinha contando com a credibilidade, a reputação e a responsabilidade da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, a quem devemos total gratidão. Infelizmente, apesar dos esforços empenhados pelo prefeito no sentido de manter o convênio com a instituição, ficou patente a impossibilidade da sua continuidade”, diz um trecho da nota.

Tanto o prefeito Massúlo quanto o diretor geral da instituição destacaram que a Santa Casa dará todo o suporte necessário para a administração municipal durante o período de transição, até que uma nova gestão assuma o controle do hospital, deixando claro que o atendimento à população não será prejudicado. “Quero tranquilizar a comunidade de que todo o processo vai ocorrer com a Santa Casa de Misecórdia ao nosso lado, fazendo toda a gestão até que nós passamos encontrar um grupo tão qualificado quanto a Santa Casa”, garantiu o prefeito no vídeo. “Nós refletimos muito com a nossa irmandade e tomamos essa decisão. Não temos condições de continuar, mas, ao mesmo tempo que estamos comunicando isto, vamos buscar um processo de transição harmonioso e com responsabilidades mútuas. É um compromisso inarredável da Santa Casa”, garantiu o diretor da instituição.

Sobre os profissionais que atuam no HSAP, tanto o prefeito quanto o secretário municipal de Saúde, Toninho Selistre, afirmam que irão priorizar as indicações daqueles servidores que desejam permanecer atuando na unidade durante as rodadas de negociações com eventuais interessados em assumir a gestão do hospital. “Após a notícia, o prefeito e o secretário municipal da Saúde já iniciaram as tratativas com outros grupos detentores da mesma credibilidade e reconhecimento em todo o estado do Rio Grande de Sul para a gestão do nosso hospital”, finaliza a nota da prefeitura.

Desde maio de 2017 a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre era responsável pela administração do Hospital Santo Antônio da Patrulha, que pertence à prefeitura do município. No convênio, a Santa Casa prometeu replicar “o modelo de gestão que estabelece a autossustentação como premissa”.

O hospital atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e particular, e é referência no Litoral Norte em áreas como oftalmologia, cirurgia vascular, internação psiquiátrica e cirurgia geral eletiva.

Confira o comunicado publicado pela prefeitura:

Compartilhe

Postagens Relacionadas