
Aproximadamente 30 profissionais da Santa Casa de Porto Alegre começaram a trabalhar, nesta terça-feira, no Hospital de Santo Antônio da Patrulha. A instuição assumiu a gestão do serviço de saúde. O administrador hospitalar Maurício Fogaça acolheu os pacientes que chegaram pessoalmente. “Este é nosso jeito de administrar, o atendimento humanizado faz toda a diferença e é assim que iremos atuar em Santo Antônio”, declarou. Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde também acompanha o inicio do trabalho.
De acordo com Fogaça, cerca de 90 profissionais das áreas como médica, técnica, laboratorial e administrativa já foram contratados. O plantão conta com dois médicos (clínico geral), um pediatra e um médico internista e, em julho a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) irá se somar ao projeto.
O diretor executivo da Santa Casa, Osvaldo Balparda diz que Santo Antônio da Patrulha terá um atendimento de qualidade. “Aqui teremos o oitavo hospital do grupo. Pela primeira vez a Santa Casa sai dos seus muros e traz para uma outra comunidade seu modelo de atendimento. É algo novo que a gente vai implantar e espera, que junto com a Universidade possamos fazer um novo modelo de atendimento da saúde básica, interagindo com a população, trabalhando muito mais na prevenção do que na doença. A gente vem para construir um novo modelo de saúde”, completou.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva acredita que este é o maior legado que deixará enquanto gestor público. “Não consigo esconder a alegria desta conquista e preciso agradecer a todos envolvidos nesta jornada, iniciada antes mesmo do término das eleições. Foram muitas conversas, reuniões, trabalho e investimentos grandiosos para chegarmos até aqui” disse o chefe do executivo patrulhense.