Sancionada lei que concede a Torres o título de Capital Nacional do Balonismo

Cidade é reconhecida por promover o Festival Internacional de Balonismo, que neste ano chega a sua 34ª edição

Compartilhe

Foto: Divulgação / Prefeitura de Torres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nessa quinta-feira (12) a Lei Federal 14.808, que concede ao município de Torres o título de Capital Nacional do Balonismo. O tema vinha sendo debatido desde 2017 e, após discussão em diversas esferas do governo e até mesmo uma disputa contra uma cidade de São Paulo que reivindicava o mesmo mérito, teve seu desfecho favorável ao município gaúcho.

Conhecida por sediar o Festival Internacional de Balonismo há mais de três decadas, Torres era o centro da proposta que nasceu de um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), em 2017, na Câmara em Brasília (DF).

Ao longo dos anos, parlamentares gaúchos como Pompeo de Matos e Afonso Motta, ambos do PDT, Afonso Hamm, do PP, e Maria do Rosário, do PT, participaram da articulação política necessária para movimentar o projeto dentro de diversas instâncias. A pauta passou pela Comissão de Cultura da Câmara Federal, em maio de 2022, e pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Casa Legislativa, em agosto de 2023. Em dezembro do mesmo ano, a Comissão de Esporte da Câmara aprovou o projeto de lei, que recebeu parecer favorável do relator, senador Paulo Paim, do PT gaúcho. O texto, então, seguiu para sanção presidencial.

A cidade gaúcha disputava o título com a cidade paulista de Rio Claro, também famosa por realizar eventos de balonismo. Entre as argumentações apresentadas ao longo da tramitação estão a mobilização causada na cidade do Litoral Norte gaúcho em torno da prática de voos com balões de ar aquecido, sobretudo durante o período de realização do Festival Internacional de Balonismo de Torres, que neste ano chegará a sua 34ª edição.

O evento já é reconhecido como sendo o maior do segmento em toda a América Latina. A festividade atrai praticantes, turistas e interessados no esporte, movimentando, por consequência, os setores comercial, hoteleiro e gastronômico da cidade, sem contar o crescimento significativo na geração de renda e empregos durante os dias de programação.

Para acessar a íntegra da lei sancionada pela Presidência da República, clique aqui.

Compartilhe

Postagens Relacionadas