Saiba quais as rodovias estaduais do Litoral Norte estão no plano de concessão

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ERS-040. Foto: Divulgação EGR

Duas rodovias que passam por municípios do Litoral Norte estão no plano de concessão do governo do Rio Grande do Sul.  Os trechos são da ERS-040, entre Viamão e Balneário Pinhal, e da ERS-474, entre a ERS-329 e a BR-290 ( Freeway), em Santo Antônio da Patrulha. Ambas as estradas são atualmente administradas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e já possuem praças de pedágio.

O estudo para as concessões de 20 rodovias estaduais à iniciativa privada é elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e deve ficar pronto até o fim de maio.  Em todo o Estado devem ser leiloados 1.151 quilômetros de estradas, dividas em três lotes.

O trechos que passam pelo Litoral Norte fazem parte do Lote 1.  O Litoral na Rede apurou junto à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) que para a ERS-474, o estudo prevê, de forma preliminar, a duplicação de toda a extensão da rodovia.

Já para a ERS-040, há previsão de duplicação de alguns trechos entre Viamão e Balneário Pinhal. Como o estudo ainda está sendo realizado, pode sofrer alterações e mais detalhes não foram informados.

Segundo a Seplag, também não há definição em relação à localização das praças de pedágio e valores a partir das concessões. Esses pontos seguem em análise pelos técnicos.

Além da ERS-040 e da ERS-474, também fazem parte do Lote 1 as seguintes rodovias: ERS-020, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239 e ERS-466.

Rodovias do Lote 1. Reprodução Governo RS

Já o Lote 2 envolve rodovias dos Vales do Taquari e do Rio Pardo e da região Norte:  ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-324, RSC-453 e ERS-135 + BR-470.

Enquanto o Lote 3 reúne as estradas da região da Serra: ERS-122, ERS-240, RSC-287, ERS-446 e RSC-453 + BR-470.

Plano de concessão

Segundo o governo, a concessão será de 30 anos e o critério adotado para a divisão focou na proximidade geográfica, lotes viáveis sob forma de concessão comum e extensão capaz de atrair o maior número de investidores.

Com a conclusão do estudo, serão apresentadas outras informações, como localização das praças de pedágio e valores das tarifas, em audiências e consultas públicas nos meses de junho e julho. A população também poderá participar do processo por meio digital.

“No fim do ano, o edital de licitação deverá ser publicado, com leilão acontecendo logo na sequência. Se ocorrer tudo conforme esperamos, os consórcios vencedores iniciam a administração das estradas ainda no primeiro semestre de 2022. Queremos viabilizar essas parcerias para garantir os investimentos que nossas estradas precisam”, disse o secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto.

Em dezembro de 2020, o governo do RS teve êxito na concessão da RSC-287 (até então administrada pela EGR) em leilão realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O consórcio vencedor ofereceu um deságio de 54,4% na tarifa de pedágio, resultando em um valor de R$ 3,36.

Premissas do projeto

  • R$ 11,3 bilhões de investimentos até o final da concessão
  • R$ 3,9 bilhões investidos nos primeiros cinco anos
  • 70% da malha com pistas duplas ou triplas até o final da concessão
  • 808,6 quilômetros de acostamentos entre implantações e adequações
  • 831 acessos qualificados

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