O Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde) vai assumir integralmente a gestão do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) de Torres, a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Nessa sexta-feira (24), teve início o período de cogestão, com a assinatura de um memorando.
O documento foi assinado pelas partes envolvidas no processo: Associação Educadora São Carlos (AESC) – que após 26 anos está deixando a gestão da instituição, IBSaúde e Prefeitura Municipal de Torres. A cogestão significa que até o dia 31 de dezembro, a gestão do HNSN será compartilhada. A promessa que haverá prioridade na continuidade das operações hospitalares e no atendimento à comunidade local e regional de forma ininterrupta.
A transição para o IBSaúde ocorrerá de forma gradual e será acompanhada pelo Ministério Público, pela Prefeitura e pela Diocese de Osório. “Esta transição é resultado de um processo de sucessão iniciado em julho deste ano”, afirmou a AESC.
Ainda ontem, o prefeito do município Carlos Souza recebeu a visita dos integrantes do IBSaúde que estavam acompanhados do bispo da Diocese de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl.
IBSaúde
O IBSaúde é uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos. A Organização Social da Saúde (OS) foi fundada há 18 anos, tem sede em Porto Alegre e atua na gestão de serviços de saúde em diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Atualmente, segundo informações do site da entidade, atua na gestão instituições de saúde pública localizadas em Porto Alegre, Canoas, Saldanha Marinho, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Rio Pardo, São Francisco de Paula e São José do Norte.
Entre essas instituições estão dois hospitais municipais, nas cidades de São José do Norte e Saldanha Marinho. Entre as demais atividades sob gestão do IBSaúde estão Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de três cidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e unidades de Atenção Básica.