Os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, movidos pela fé e a esperança, se preparam para caminhar pelas ruas de Tramandaí e Torres, neste domingo (02). A procissão nos dois municípios do Litoral Norte é uma tradição, assim como, em diversas cidades do estado, especialmente capital Porto Alegre.
A devoção à Santa começou no século XV, com a navegação dos europeus, especialmente com os portugueses. Naquela época, as pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares.
Ela era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. Atualmente milhares de fiéis fazem pedidos e promessas a Nossa Senhora dos Navegantes. Confira a programação abaixo.
Torres
- 15h: procissão motorizada da Igreja Santa Luzia (Centro) até à Praça Nossa Senhora dos Navegantes (Praia do Cal), onde haverá bênção de veículos. Posteriormente, a procissão retorna para à área central.
- 16h: será celebrada uma missa na Praça Getúlio Vargas, em frente à igreja Santa Luzia.
Tramandaí
- Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes – durante todo o dia haverá bençãos ao povo, velas, flores, fitas, objetos religiosos, etc.
- 08h: Exposição da imagem e bênção da saúde
- 09h: Oração do Terço Mariano / Apostolado da Oração
- 10h30: Missa Festiva, com a presença de Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo da Diocese de Osório.
- 12h: Almoço Festivo
- 17h: Procissão terrestre (início na Beira-Mar, em frente ao letreiro “Eu Amo Tramandaí”, até a Igreja Matriz)
- 18h: Missa Campal