A temporada das baleias francas no Litoral Sul do Brasil começou em julho e segue até novembro. Várias dessas gigantes dos mares já foram avistadas próximo à costa de municípios do Litoral Norte neste ano. Mas há um ponto da região que é o campeão em registros das baleias, o Morro do Farol, em Torres.
Nos dias 9 e 14 de agosto, o fotógrafo Rogério Soares registrou em fotos e vídeos, a presença de duas baleias da espécie, uma delas com filhote. O profissional tem uma parceria com pesquisadores do projeto “Farol das Baleias” para ficar sabendo quando elas estão mais perto do continente, pega a câmera e vai para o ponto de observação no Morro do Farol.
Rogério faz as imagens das baleias nesta época há pelo menos cinco anos e compartilha o espetáculo da natureza na internet, especialmente pelo seu perfil no Instagram (@rogeriosoaresrs). “Estou sempre muito ligado à natureza. E realmente acho lindo poder registrar esses momentos únicos que a natureza nos proporciona” disse ao Litoral na Rede.
O fotógrafo acredita ainda que cada foto ou vídeo que compartilha com os seguidores pode fazer diferença. “Para que todos possam presenciar também e conscientizar as pessoas sobre a importância da vida marinha”, concluiu.
Veja os vídeos
Observação das baleias em Torres
Uma equipe do projeto “Farol das Baleias”, ligado ao Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), monitora diariamente a presença das francas próximo à costa em Torres. Neste inverno, eles já avistaram nove animais da espécie. De acordo com o biólogo, Moreno Pereira, em 2018, durante toda a temporada, foram 113 baleias contabilizadas no mar do município.
O pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz, da Bahia, e do GEMARS é um dos profissionais que realizam o monitoramento das baleias francas. Ele contou ao Litoral na Rede que neste ano já foram vistas três mães junto com filhotes, duas baleias adultas juntas e outro animal sozinho.
Moreno desenvolve uma dissertação de mestrado que busca entender como as baleias francas fazem o uso da costa de Torres. “Nosso trabalho é pesquisar quais regiões elas ficam mais, mas nós já sabemos que alguns desses animais ficam por aqui”, salientou.
Além de monitorar as baleias, a equipe do projeto, formada por biólogos e estudantes de Biologia e Oceanografia, e coordenada pelo pesquisador Daniel Danilewicz, realiza nos finais de semana uma atividade voltada para moradores e visitantes do Litoral Norte. Em uma tenda montada no Morro do Farol, é possível fazer a observação dos animais no mar, com empréstimo de binóculos.
No local, também são apresentados outros materiais como crânios de cetáceos e os pesquisadores interagem e levam informações à população. A atividade é gratuita e não precisa de agendamento. A tenda funciona nos sábados e domingos das 10h às 15h até o mês de outubro.
Veja também: Vídeo e fotos: veja o espetáculo das baleias francas em Tramandaí