Os resultados de duas etapas do 7º Concurso do projeto Sabe o Lixo? Virou Arte!, apoiado pela Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do país, serão conhecidos nos próximos dias 24 e 25 de outubro nos municípios de São José do Norte e Balneário Pinhal. A empresa apoia o programa há três anos consecutivos.
No Litoral Norte, em Balneário Pinhal, a etapa do concurso será realizada na Rua Coberta, a partir das 13h45min, desta sexta-feira (25). Já no Litoral Sul, em São José do Norte, será na quinta-feira (24), às 13h45min, na Rua General Osório, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Administração.
O diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, destaca que o apoio da Irani ao projeto Sabe o Lixo? Virou Arte! faz parte dos esforços da companhia em promover a sustentabilidade e conscientização ambiental nas comunidades onde atua.
“Esse programa busca envolver tanto colaboradores quanto a comunidade local, promovendo a educação para a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais”, destaca o executivo.
Teatro e música
Em ambos municípios, serão apresentadas as oficinas de teatro e música desenvolvidas pelos estudantes e professores das escolas da região para o programa que é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção do Instituto Humaniza, patrocínio da Irani e realização do Ministério da Cultura.
O projeto prevê apresentações de teatro e de música sobre educação ambiental, com o aproveitamento para materiais recicláveis para construção de instrumentos e cenários. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade para a importância da cultura como ferramenta de preservação ambiental e inclusão social, despertando nas pessoas o gosto pela arte, visando a construção de uma “cultura da sustentabilidade”.
Santa Catarina
Já em Santa Catarina, as atividades do concurso serão realizadas dia 9 de novembro, no Centro Multiuso Sonia Bressan Zampieri, em Irani, no Meio-Oeste do estado.
Educação ambiental
Ao longo do ano passado 1,6 mil alunos e 400 professores foram beneficiados diretamente com palestras e oficinas de educação ambiental, música e teatro em atividades realizadas nos municípios de Ponte Serrada e Vargem Bonita, em Santa Catarina, e Balneário Pinhal e São José do Norte, no Rio Grande do Sul.