Rumo a Torres, participantes da 37ª Cavalgada do Mar seguem viagem nesta segunda

Evento reúne mais de mil cavaleiros e amazonas e aproximadamente 500 cavalos; veja programação

Compartilhe

Parte do trajeto é feito pela orla da costa gaúcha. Foto: Divulgação

Centenas de pessoas iniciaram nesse sábado (11), em Balneário Pinhal, um trajeto de aproximadamente 280 quilômetros que atravessará o Litoral Norte do Rio Grande do Sul até chegar ao seu destino final, em Torres, na sexta-feira (17). É a Cavalgada do Mar, que em 2023 chega a sua 37ª edição reunindo participantes do RS e de outros estados do Brasil.

A tradicional atividade tradicionalista na costa gaúcha, que volta a ocorrer após dois anos interrompida pela pandemia da Covid-19, reúne, segundo organizadores, mais de mil cavaleiros e amazonas e aproximadamente 500 cavalos. No começo deste domingo (12), o grupo deixou o município de Cidreira e seguiu para Tramandaí.

Os participantes irão pernoitar no Centro Municipal de Eventos. Nesta segunda-feira (13), às 8h30, o grupo será recebido pelo prefeito Luiz Carlos Gauto em frente à Prefeitura de Tramandaí. De lá partirão para Imbé, onde acamparão no Parque Municipal de Eventos e participarão de um jantar festivo. Na quarta-feira (15), o grupo retoma o trajeto pela costa gaúcha.

O médico veterinário Henrique Noronha, responsável técnico do evento, informou ao Litoral na Rede que a cavalgada tem acompanhamento de três médicos veterinários e estagiários, que atuam ao longo de todo o trajeto para verificar as condições dos animais e prestar algum atendimento caso seja necessário. Um caminhão pipa acompanha o percurso para garantir o fornecimento de água aos equinos.

“Os veterinários junto com o comando (da cavalgada) definem os períodos de descanso para que a gente consiga fazer o melhor rendimento possível desses animais, com bem estar. Se o dia está mais quente, por exemplo, a gente aumenta a frequência de paradas para descanso e para tomar água”, explicou o responsável técnico.

Veja a programação para os próximos dias:

Segunda-feira (13) – recepção do prefeito de Tramandaí, em frente à prefeitura, e saída em direção a Imbé

Terça-feira (14) – acampamento no Parque Municipal de Eventos em Imbé

Quarta-feira (15) – saída de Imbé em direção a Capão da Canoa

Quinta-feira (16) – saída de Capão da Canoa em direção a Arroio do Sal

Sexta-feira (17) – saída de Arroio do Sal em direção a Torres, onde o evento será encerrado

Compartilhe

Postagens Relacionadas