A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou no fim da manhã desta sexta-feira (07), que novo lote de vacinas AstraZeneca não será distribuído aos municípios para ampliação de imunização das pessoas com comorbidades. A medida foi adotada por determinação do Ministério da Saúde, que coordena o Programa Nacional de Imunizações.
O Ministério orientou que a remessa de 243.400 doses da vacina produzida pela Fiocruz fique armazenada e seja utilizada para aplicação da segunda dose nas pessoas que já receberam a primeira. Com isso, fica invalidada a decisão dos Estados e municípios que previa a distribuição dos imunizantes na tarde desta sexta-feira.
As vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até o momento adequado de distribuição. Com a reserva, serão atendidas as segundas doses dos vacinados com imunizantes da 5ª remessa, distribuída no RS em 25 de fevereiro; da 9ª remessa, distribuída em 22 de março; e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março.
Para a segunda injeção dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.
“Quando chegar próximo ao vencimento do prazo da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
CoronaVac
No início da manhã de sábado (8), deve chegar ao Estado remessa de 63.600 doses da CoronaVac, que serão utilizadas integralmente para a segunda aplicação. O número de pessoas que já ultrapassaram o prazo de 28 para concluir a imunização, no entanto, é bem maior.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, faltam 432.930 doses da vacina fabricada pelo Instituto Butantan, que teve atraso na produção devido a demora de envio de matéria prima da China.
Levantamento da Secretaria aponta que faltam 8.690 doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que receberam doses da remessa distribuída no dia 20 de março.
Também há necessidade de 223.400 doses para a D2 dos vacinados com a remessa distribuída no dia 26 de março. Em 30 de abril venceu o intervalo de 28 dias de mais 200.840 doses distribuídas no dia 2 de abril.