RS guardará 243 mil doses da AstraZeneca para segunda aplicação

Compartilhe

Vacina AstraZeneca. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou no fim da manhã desta sexta-feira (07), que novo lote de vacinas AstraZeneca não será distribuído aos municípios para ampliação de imunização das pessoas com comorbidades. A medida foi adotada por determinação do Ministério da Saúde, que coordena o Programa Nacional de Imunizações.

O Ministério orientou que a remessa de 243.400 doses da vacina produzida pela Fiocruz fique armazenada e seja utilizada para aplicação da segunda dose nas pessoas que já receberam a primeira. Com isso, fica invalidada a decisão dos Estados e municípios que previa a distribuição dos imunizantes na tarde desta sexta-feira.

As vacinas ficarão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até o momento adequado de distribuição. Com a reserva, serão atendidas as segundas doses dos vacinados com imunizantes da 5ª remessa, distribuída no RS em 25 de fevereiro; da 9ª remessa, distribuída em 22 de março; e da 10ª remessa, distribuída em 26 de março.

Para a segunda injeção dessas três remessas, são necessárias 233.850 doses. O lote enviado na quinta-feira ao Estado é de 243.400. A diferença, de 9.450 doses, também ficará armazenada na Ceadi.

“Quando chegar próximo ao vencimento do prazo da segunda dose, distribuiremos os quantitativos aos municípios para que possam atender 100% das D2 dessas três remessas”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

CoronaVac

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Arquivo

No início da manhã de sábado (8), deve chegar ao Estado remessa de 63.600 doses da CoronaVac, que serão utilizadas integralmente para a segunda aplicação. O número de pessoas que já ultrapassaram o prazo de 28 para concluir a imunização, no entanto, é bem maior.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, faltam 432.930 doses da vacina fabricada pelo Instituto Butantan, que teve atraso na produção devido a demora de envio de matéria prima da China.

Levantamento da Secretaria aponta que faltam 8.690 doses da Coronavac para concluir o esquema vacinal de idosos que receberam doses da remessa distribuída no dia 20 de março.

Também há necessidade de 223.400 doses para a D2 dos vacinados com a remessa distribuída no dia 26 de março. Em 30 de abril venceu o intervalo de 28 dias de mais 200.840 doses distribuídas no dia 2 de abril.

Compartilhe

Postagens Relacionadas