
A Secretaria da Saúde autorizou nesta segunda-feira (20) a redução do intervalo de cinco para quatro meses na aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus na população acima de 18 anos. A decisão foi pactuada pelos integrantes da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e segue norma técnica do Ministério da Saúde, publicada no início da tarde passada.
A decisão vale para toda a população a partir de 18 anos que já completou o esquema vacinal com duas doses. Segundo o Ministério da Saúde, preferencialmente, deve ser usada a vacina da Pfizer.
Para quem recebeu a dose única da Janssen, o reforço deve ser feito depois de dois meses, com a mesma vacina. A aplicação foi antecipada para fortalecer a resposta imune da população diante do avanço da variante Ômicron do coronavírus.
Quem está no prazo para receber a as doses de reforço deve ficar atento aos calendários e locais de vacinação divulgados pelos municípios, responsáveis pela aplicação das vacinas.
Sobre a aplicação da quarta dose para imunocomprometidos, indicada pelo Ministério da Saúde na Nota Técnica, a análise deverá ser realizada na próxima reunião da Comissão.










