RS começa outubro com dois alertas meteorológicos

Um dos avisos de tempestade, válido para a faixa norte do estado, entra em vigor na madrugada desta terça-feira

Compartilhe

RS tem dois alertas meteorológicos. Imagem: Reprodução Inmet

O mês de outubro começa com dois alertas de tempestade do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Rio Grande do Sul. Um deles vale para os municípios mais ao sul do estado e já está em vigor. O outro, para a metade norte gaúcha, tem início na madrugada desta terça-feira (1º).

O alerta laranja, de perigo, iniciou às 14h desta segunda-feira (30) e é destinado à metade sul. Ele segue até às 12h de terça. Dos 23 municípios do Litoral Norte, apenas dois estão na área deste aviso: Tavares e Mostardas.

Nesse comunicado, o Inmet aponta para risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, entre 60 e 100 km/h) e queda de granizo.

O segundo alerta é amarelo, de perigo potencial. Ele vale para a parte norte do RS, incluindo a maioria dos municípios do Litoral Norte, desde Mostardas e Palmares do Sul até Torres. Abrange 22 cidades da região, incluindo Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Imbé, Xangri-Lá e Capão da Canoa.

O aviso entra em vigor a partir das 3h desta terça e se estende até às 15h. Aponta para a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 Km/h e queda de granizo.  O Inmet avalia que é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Esses temporais no RS estão associados ao avanço de uma nova frente fria, conforme antecipou a meteorologista Ludmila Pochmann na previsão do tempo publicada nesse domingo (29) no portal Litoral na Rede. A especialista indicou que as instabilidades devem atingir a maior parte do Litoral Norte entre a tarde e noite desta terça e que o tempo começa a melhorar já na quarta-feira na região.

Compartilhe

Postagens Relacionadas