Cerca de 500 unidades de roupas íntimas femininas fabricadas por apenados da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) foram entregues nessa sexta-feira (15) à Defesa Civil de Lajeado para distribuição à população atingida pelas enchentes no Estado.
Os itens de vestuário, uma das principais carências atualmente na Região do Vale do Taquari, foram fabricados por 15 pessoas privadas de liberdade e doados pela empresa Vivini Indústria e Comércio de Confecção, que possui fábrica dentro do estabelecimento, a partir da solicitação da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
A empresa, que atua na PMEO desde 2021 através de um termo de cooperação, instalou maquinário próprio e fornece capacitação mensal na área de costura ao grupo de apenados que trabalha de forma remunerada.
“Entendemos que são estas parcerias que geram oportunidades para as pessoas, pois o trabalho dignifica o indivíduo. O termo com a Vivini tem ofertado dignidade, responsabilidade e capacitação para os apenados, que objetivam sair do aprisionamento com a busca por uma vida mais saudável, minimizando os riscos de reincidência ao crime”, afirmou a diretora adjunta da PMEO, Gabriela Soares Avila.
O secretário adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, auxiliou na entrega dos donativos. A fim de ampliar a quantidade de doações de roupas íntimas, a SSPS e a Susepe analisam a possibilidade de iniciar uma produção específica voltada aos moradores das cidades afetadas pelas enchentes. Para fabricar na oficina de corte e costura da PMEO, é necessário arrecadar, através de parcerias, utensílios como tecido de algodão, elástico, agulhas e linhas.
Mobilização de agentes da Susepe
Servidores da 1ª Delegacia Penitenciária Regional, que abrange a unidade prisional de Osório, promoveram uma campanha de arrecadação de itens para doação. Na sexta, produtos de limpeza, alimentos, brinquedos e cobertores foram entregues em Lajeado.
Em Estrela, na sede da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), 185 kits de materiais escolares, que incluem mochilas, cadernos e livros, foram destinados às escolas que estão em processo de retomada das aulas. Biscoitos produzidos por pessoas privadas de liberdade da PMEO também foram incluídos nos kits.