
Estão marcados para a próxima semana dois eventos de inauguração da Rota Elétrica Mercosul para recarga de veículos no Rio Grande do Sul. O caminho de aproximadamente 1.000 quilômetros conta com 10 eletropostos entre o Chuí, no Extremo Sul do Estado, e Torres, na divisa com Santa Catarina.
No Litoral Norte há dois pontos de recarga de carros elétricos. Em Osório fica no Posto Buffon, no quilômetro 82 da BR 101, na localidade de Laranjeira. Em Torres, funciona no Posto BR 98, no quilômetro 5,5 da BR 101, no bairro Campo Bonito.
No restante do Estado, eles estão localizados nos municípios de Santa Vitória do Palmar/Chuí, Santa Vitória do Palmar/Curral Alto, Jaguarão, Rio Grande, Pelotas, Cristal, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul.
A CEEE Grupo Equatorial Energia promove os eventos de inauguração, na terça-feira (12), no Posto da Rede Energia, na BR-116, em Pelotas, e na quarta-feira (13), em Osório. A companhia realizou um investimento de R$ 13,8 milhões e o projeto foi executado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A empresa informou que as estações, que já estão em operação, têm capacidade de fazer recargas rápidas, em uma hora. Não há, inicialmente, cobrança pela recarga. Os veículos elétricos apresentam, em média, 390 km de autonomia – a partir dos testes dos fabricantes em ambientes controlados. As estações de recarga serão montadas a cada 100 km, para dar mais segurança e tranquilidade aos viajantes.

Além do incentivo à redução do uso de veículos movidos a combustão e de possibilitar a recarga de quem já utiliza veículos elétricos, os eletropostos contam com conceito sustentável em sua execução. Construídos como carport solar, a estrutura composta por placas fotovoltaicas para a geração de energia solar potencializa os resultados na redução da emissão de carbono.
“Queremos fomentar o processo de transição energética e descarbonização. A falta de infraestrutura para o abastecimento dos veículos elétricos nas rodovias brasileiras é um dos principais obstáculos a serem superados para a propagação dessa modalidade de transporte, assim como o custo ainda elevado desses automóveis”, afirma Sérgio Rodrigo Pereira de Araújo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia.