Rota do Sol receberá investimento de R$ 134 milhões

Obras serão realizadas no trecho entre Tainhas e Terra de Areia

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Rodovia chegou as ficar bloqueada devidos aos danos causados pelas chuvas de 2024. Foto: CRBM / Arquivo

A Rota do Sol receberá um investimento de R$ 134,2 milhões, com ordem de início das obras já assinada. A recuperação da rodovia contempla o trecho entre Tainhas, no município de São Francisco de Paula, na Serra, até Terra de Areia, já no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Conforme a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, esse será o maior investimento dentro de um pacote de intervenções para recuperar rodovias afetadas pelas fortes chuvas e enchentes de 2024.

Em relação a Rota do Sol (RSC-453 e ERS-486), principal ligação entre a Serra e o Litoral Norte, estão previstos trabalhos de recuperação do pavimento atingido e contenção de pontos identificados que apresentaram grandes deslizamentos durante às chuvas do ano passado.

A entrega dos projetos e o início das obras estão previstos para o segundo semestre deste ano e o prazo para conclusão é até o final de 2026.

Ordem de serviço

Na última semana, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, assinaram as ordens de início do pacote de quatro obras em diversas regiões do RS.

O investimento do Governo do Estado nas quatro intervenções é de mais de R$ 171 milhões, oriundo do Funrigs, o fundo do Plano Rio Grande – programa criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Além da Rota do Sol, estão previstas obras de duas pontes (ERS-530, em Dilermando de Aguiar e ERS-433, entre Relvado e Encantado) e ERS-415, entre Tupandi e Bom Princípio.

Ato de assinatura da ordem de início da obras na Rota do Sol e mais três rodovias do RS. Foto: Fabrício Santos / Selt

“Estamos iniciando obras estratégicas com base em critérios técnicos e de impacto regional. A aplicação dos recursos do Funrigs segue planejamento rigoroso, priorizando estruturas viárias essenciais para o escoamento da produção e a conexão entre municípios. Nosso foco é restabelecer a funcionalidade da malha viária com soluções modernas e sustentáveis.”, afirmou Costella.

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