RodaCine chega a Tramandaí com sessão na Praça dos Botos

Exibição de produções gaúchas será realizada na próxima sexta-feira; cidade também receberá oficina de produção audiovisual

Compartilhe

RodaCine, projeto de cinema itinerante, passará por 20 cidades do RS. Foto: Leonardo Leon / Divulgação

O projeto RodaCine levará cinema de graça e ao ar livre a um dos principais pontos turísticos de Tramandaí: a Praça dos Botos, na Barra. A sessão, com exibição de obras audiovisuais gaúchas, será na próxima sexta-feira (14), a partir das 19h.

Serão exibidas três produções: o curta “Jardim da Imagem”, direção de Guilherme Amado; episódio de série “Abduzidos Anônimos”, direção de Giordano Gio; e o longa-metragem “Saneamento Básico – O Filme”, direção de Jorge Furtado.

Para assistir aos filmes na Praça dos Botos não é preciso inscrição prévia. Basta chegar até o espaço de lazer, às margens do Rio Tramandaí, para participar da sessão.

A organização disponibilizará cerca de 100 cadeiras para o público, mas também haverá espaço para quem desejar levar a sua cadeira e garantir que terá lugar para acompanhar sentado a sessão de cinema ao ar livre.

Oficina de audiovisual

O RodaCine promoverá ainda uma oficina de produção audiovisual em Tramandaí. A atividade, com Gustavo Spolidoro, será na Casa ColArte, que fica Avenida Atlântica, 1945. Centro.

A oficina é gratuita e será das 14h às 18h, também na sexta-feira (14). Para esta atividade é necessário realizar inscrição previamente, por meio do link https://forms.gle/MYrBrtRsqH6H5ESM6.

O projeto

Um dos mais tradicionais projetos de cinema itinerante do Brasil, o RodaCine estreou em 30 de janeiro em Jaguarão, tendo visitado também São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande e Mostardas. Ao longo de 2025, irá percorrer 20 municípios do interior do RS exibindo exclusivamente obras audiovisuais gaúchas, como uma forma de valorizar e incentivar a indústria do audiovisual local.

“A retomada do projeto RodaCine, pela Fundação Cinema RS, é um marco importante para a difusão de produções gaúchas nas distintas regiões do Estado, valorizando nossa criatividade, possibilitando o fortalecimento da formação de público e também de convivência do cinema itinerante, muitas vezes à céu aberto, com manifestações da cultura popular, aproximando o ritual do cinema das pessoas, da vida em comunidade”, destaca a coordenadora do projeto, Paola Mallmann.

Realizado pela Fundacine, o RodaCine é financiado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, da Lei Paulo Gustavo e da Netflix Brasil. Cidades que tiverem interesse em receber o projeto podem enviar um e-mail para rodacine.fundacine@gmail.com.

Compartilhe

Postagens Relacionadas