A ressaca do mar que começou nesta sexta-feira (03) causou diversos prejuízos em diversos municípios do Litoral Norte. Em várias praias da região, as ondas atingiram, danificaram a arrastaram quiosques. Guaritas dos guarda-vidas também foram derrubadas.
Em algumas praias de Torres, a água avançou pela rua. Em Imbé, as ondas danificaram a pavimentação do Guia Corrente, junto à Barra do Rio Tramandaí. Em Tramandaí, quiosques foram atingidos na região central e na zona sul do município.
Em Capão da Canoa, além de danificar quiosques, a ressaca destruiu passarelas de acesso ao mar.
A maioria dos prejuízos ocorreu entre o fim da tarde de sexta-feira (03) e madrugada deste sábado (04). Os danos começaram a ser contabilizados ao amanhecer. Neste sábado, a ressaca diminuiu, mas o mar deve seguir agitado até domingo.
Imbé
A ressaca danificou a pavimentação do Guia Corrente junto à Barra do Rio Tramandaí. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, os prejuízos maiores ocorrem nas proximidades dos dois quiosques que ficam mais perto das pedras da barra.
A Prefeitura prepara uma força-tarefa para recuperar os danos. Na beira da praia, a estrutura conhecida como Peixe Pet, para recolhimento de garrafas plásticas foi arrastada par dentro do mar. Funcionários do município precisaram utilizar um retroescavadeira para fazer a remoção.
Capão da Canoa
Segundo o secretário de Turismo de Capão da Canoa, Everson Michel, todos os quiosques da orla na área central do município foram atingidos pela ressaca, sendo que oito foram danificados mais seriamente. Ele informou que as ondas também destruíram parcialmente passarelas de acesso à praia junto ao calçadão.
“As passarelas que estão sobre as dunas não foram danificadas. A areia acumulada sobre elas que precisa ser limpa. As passarelas mais danificas estão no entorno do calçadão. Algumas vão ter que ser trocadas as tábuas, outras terão que ser removidas”, informou o secretário ao Litoral na Rede.
A Prefeitura de Capão da Canoa já iniciou neste sábado (04) o trabalho de limpeza da praia. Ainda não há confirmação de danos na pavimentação do calçadão, que só devem ser conhecidos após a remoção da areia acumulada em função da ressaca.
Torres
Guaritas de guarda-vidas e quiosques foram danificados pela ressaca em Torres. Um quiosque foi destruído. Na Prainha, as ondas arrastaram e destruíram pelo menos uma guarita. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras duas foram totalmente destruídas, uma na Praia Grande e outra na Praia da Guarita.
A Prefeitura iniciou o levantamento dos prejuízos. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, nas praias do sul do município, como a Paraíso, a água ficou acumulada em ruas próximas à orla e já foi iniciado o trabalho para escoá-la. Conforme a Secretaria, também começaram, neste sábado, as ações de limpeza do calçadão e da orla.
“Preliminarmente o dano maior foi junto aos molhes da barra. Alguns quiosques não retirados sofrerão danos e um totalmente destruído. Os serviços essências e emergências estão sendo atendidos”, informou o prefeito Carlos Souza ao Litoral na Rede.
Tramandaí
Quiosques foram atingidos pela ressaca em diversos pontos da orla de Tramandaí. Na região central da cidade, pelo menos um foi arrastado. Na praia de Oásis Sul, próximo à Nova Tramandaí, outro ponto comercial foi carregado pelo mar em direção às dunas.
Balneário Pinhal
Na praia do Magistério, em Balneário Pinhal, a água também avançou até as dunas. Um quiosque localizado na altura da Rua Bagé foi arrastado e teve diversos danos.
Leia também: