O mar amanheceu com ressaca neste domingo de Carnaval no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As ondas avançaram na faixa de areia e limitaram o espaço para quem pretendia montar suas barracas e guarda-sóis na beira da praia. Em vários pontos da região, elas ultrapassaram as guaritas dos guarda-vidas.
Em Tramandaí, na altura da Avenida da Igreja, no Centro, a área de recuperação de dunas, ao lado do calçadão, foi tomada por cadeiras e guarda-sóis. Em alguns momentos, a água chegava perto das paredes de contenção. Apesar desses transtornos, não há registro de prejuízos devido à ressaca.
Em Imbé, o cenário era semelhante durante a manhã. Poucas pessoas entraram na água devido ao mar agitado. Muitas caminhavam na areia molhada pelas ondas, que chegaram bem perto das plataformas de acesso à praia.
O coordenador da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), tenente-coronel Isandré Antunes, alerta que, devido ao mar agitado e a ressaca, as pessoas devem adorar cuidados adicionais ao frequentar as praias da região. “Cuidar das crianças e das pessoas com dificuldade de mobilidade. Deixar os pertences onde o mar não arraste, evita correrias e acidentes”, orientou o oficial.
Por causa da ressaca, a bandeira é vermelha nas guaritas dos guarda-vidas ao longo do Litoral Norte. Os bombeiros reforçam a orientação para que as pessoas só entrem no mar nas áreas delimitadas próximo aos postos ativados, com a presença dos profissionais de salvamento.
Temperaturas mais altas
As temperaturas registradas neste domingo são um pouco mais altas do que as marcas do sábado na região. Além disso, com pouco vento, a sensação de frio diminuiu bastante. Em Torres, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 26,7ºC, às 12h. Em Tramandaí, o termômetro da estação do Inmet marcou 23,6ºC, às 11h.
Já em Imbé, a estação particular da MeteoRS, marcava 26,4ºC, pouco antes do meio-dia. Em Xangri-Lá, a Agro Xan, estava com 25ºC no mesmo horário.