A reforma da emergência do Hospital de Santo Antônio da Patrulha (HSAP) deve ser concluída em 90 dias. O contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado na última semana pela Associação Hospitalar Vila Nova, que faz a gestão da instituição de saúde do município do Litoral Norte.
O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. O recurso é do governo do Estado e foi anunciado em junho pela secretária da Saúde da RS, Arita Bergmann, durante visita ao hospital, e formalizada no início de agosto durante agenda do governador Eduardo Leite e do vice Gabriel Souza na região.
O contrato para a realização das obras foi assinado pela diretora administrativa da Associação Vila Nova, Thais Malcorra, representando o presidente Dirceu Dal’Molin. Na solenidade também ocorreu a apresentação de um balanço dos atendimentos realizados no primeiro ano da atual gestão do hospital.
Apenas no setor de emergência, que será reformado, os profissionais fizeram 39.251 atendimentos. Segundo os gestores, desde setembro de 2022, também foram realizados 156.842 exames laboratoriais, 10.665 Raio X, 6.090 tomografias, 763 ultrassonografias e 546 mamografias.
Estavam presentes o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, o presidente da Câmara Municipal, Ezequiel Peixoto, o secretário Municipal da Saúde, Antônio Selistre. 0 prefeito de Caraá, Magdiel Silva, e o secretário da Saúde da cidade, Davi Fraga, também acompanharam o evento.
O HSAP é um hospital estratégico para o atendimento da população local e para toda a região do Litoral Norte, sendo referência em Oftalmologia, Cirurgia Vascular e Saúde Mental para os 23 municípios da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde.