A Torrescar anunciou oficialmente que manterá, até 29 de março, apenas 19 linhas intermunicipais entre cidades nas regiões de Capão da Canoa e Torres. A redução de passageiros e o aumento de custos são alguns dos motivos que pesaram na decisão da direção da empresa de transportes.
A diretora da companhia, Renata Guimarães Dimer, conversou com a reportagem do portal Litoral na Rede e relatou que a operação não era mais viável economicamente.
“Depois da pandemia, as coisas só pioraram. Hoje a gente transporta na faixa de 35% a menos de passageiros que a gente transportava em pré-pandemia”, apontou Renata.
A diretora da empresa explicou ainda que houve um aumento expressivo dos custos nos últimos anos, dando como exemplo o valor do diesel. Ela disse que a empresa chegou a avaliar a interrupção de apenas algumas das linhas, mas que o cenário obrigou a uma medida mais efetiva.
“A gente vem pagando para trabalhar nesses últimos tempos, então é por isso que chegamos nessa decisão. Até tentamos algumas prerrogativas, suspender alguma linha, mas é um processo político muito complexo e não conseguimos ter muito êxito nisso”, relatou a gestora.
Aproximadamente 30 pessoas trabalham na operação das 19 linhas que a empresa deixará de operar. Segundo Renata, esses funcionários serão dispensados e já estão sendo comunicados.
A Torrescar seguirá operando linhas municipais em Torres, Arroio do Sal, Três Cachoeiras e Terra de Areia. A diretora informou que a empresa avalia a concessão de Torres e que vem buscando, sem sucesso, apoio do poder público para conseguir manter o serviço no município.
O que diz a Metroplan
A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão do governo do RS responsável pelas concessões de linhas intermunicipais de passageiros no Litoral Norte, informou que acordou uma saída para manutenção do serviço junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
Segundo a fundação, foi realizado um chamamento público para que uma nova empresa assuma as linhas intermunicipais atualmente operadas pela Torrescar.
Veja as linhas afetadas
- TO 36 E 101 – CAPÃO DA CANOA / TERRA DE AREIA VIA M. ALTO
- TO 36 E 104 – CAPÃO DA CANOA / ATLÂNTIDA SUL
- TO 36 E 105 – CAPÃO DA CANOA / RAINHA DO MAR
- TO 36 E 107 – ATLÂNTIDA SUL / CURUMIM
- TO 36 E 113 – CAPÃO DA CANOA / OSÓRIO
- TO 36 E 113 A – CAPÃO DA CANOA / OSÓRIO ESTRADA MUNICIPAL
- TO 36 E 121 – OSÓRIO / CERRITO
- TO 36 E 191 – TRÊS PINHEIROS / CAPÃO DA CANOA
- TO 36 E 1941 – ARROIO CARVALHO / TERRA DE AREIA
- TO 36 E 195 – CAPÃO NOVO / XANGRI-LÁ
- TO 36 E 823 – CAPÃO DA CANOA / BOA UNIÃO
- TO 34 E 502 – TORRES / MORRO AZUL
- TO 34 E 507 – TORRES / MORRO DE DENTRO
- TO 34 E533 – TORRES / COLÔNIA SÃO PEDRO
- TO 34 E536 – TORRES / ROÇA DA ESTÂNCIA
- RT 918 – TERRA DE AREIA / TORRES / ULBRA
- RT 919 – CAPÃO DA CANOA / TORRES / ULBRA
- RT 920 – CAPÃO DA CANOA / TORRES / ULBRA
- RT 913 – CAPÃO DA CANOA / XANGRI-LÁ / OSÓRIO/FACOS