Reajuste na tarifa: contas da Corsan ficarão mais caras a partir de julho

Companhia atende 317 municípios gaúchos

Compartilhe

Foto: Decom Imbé / Arquivo

Os clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) pagarão mais caro pelo consumo de água, a partir de junho. As agências reguladoras aprovaram o reajuste da tarifa pleiteado pela companhia.

O novo valor será cobrado a partir das faturas de julho. O percentual de reajuste varia conforme o órgão regulador que atende cada município. Ao todo, a Corsan atende 317 cidades.

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) é responsável por 275 municípios. Os conselheiros da instituição aprovaram e homologaram, nesta semana, um reajuste de 3,4%.

Dos municípios regulados pela Agergs, 20 são do Litoral Norte: Arroio do Sal; Balneário Pinhal; Capivari do Sul; Caraá; Cidreira; Dom Pedro de Alcântara; Imbé; Itati; Mampituba; Maquiné; Morrinhos do Sul; Mostardas; Osório; Palmares do Sul; Santo Antônio da Patrulha; Tavares; Terra de Areia; Torres, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e outros 29 munícipios de outras regiões são regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan). Neste caso, o reajuste aprovado pelos conselheiros da instituição é maior. O índice da tarifa da Corsan vai subir 5,6%.

Nota da Corsan

A Corsan pleiteou junto à Agergs, maior agência e que abrange mais de 250 municípios, o reajuste de 3,4% – obtido a partir de metodologia que consiste na variação de uma cesta de índices inflacionários e está de acordo com a Nota Técnica Nº 6/2019 – DT da Agergs.

Em relação à Agesan e Agerst (Santa Cruz do Sul), o reajuste pleiteado foi de 5,60% – aplicando a variação do IPCA entre março de 2022 e fevereiro de 2023.

A Ager (que regula a prestação em Erechim) ainda não finalizou o processo.

A Corsan aguarda a oficialização das decisões dos reguladores.

Os reajustes serão aplicados a partir de 1º de julho de 2023, e todas as informações relacionadas à tarifa podem ser obtidas no site da Companhia.

Compartilhe

Postagens Relacionadas