
O abafamento e o vento ganhando força nesta segunda-feira (8) antecedem uma mudança radical no tempo que se aproxima do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Os próximos dias — terça e quarta-feira — devem ser de atenção na região devido à projeção de chuva forte e ventania em função de um ciclone extratropical em toda a costa do Estado.
Para a chuva, o período mais crítico será nesta terça-feira (9), já ao longo do dia, quando os acumulados, em 24 horas, podem variar de 50 a 60 milímetros na região, conforme o meteorologista Daniel Caetano, consultor do portal Litoral na Rede. Segundo ele, a chuva seguirá na quarta-feira (10), mas com volumes menores.
Nos dois dias, outro alerta importante é para a ventania, relacionada ao ciclone extratropical. De acordo com Daniel, o fenômeno deve se formar na noite de terça-feira, junto à costa, na altura do município de Mostardas, mais ao sul do Litoral Norte. Depois, seguirá a rota em direção a alto-mar, ainda causando vento forte ao longo da quarta-feira em toda a região.
“Da noite de terça para a madrugada de quarta o ciclone se forma; as rajadas mais intensas devem ficar em aproximadamente 80 km/h, mas não descarto que cheguem a 100 km/h ao longo da quarta-feira”, alerta o meteorologista, ao pontuar que os ventos começam a perder força apenas na quinta-feira (11).
Ventos mais fortes nesta segunda-feira
Depois de um fim de semana de tempo firme, calor e praias cheias, a segunda semana de dezembro começou com céu mais fechado e o vento ganhando força no Litoral Norte. Mesmo antes da formação do ciclone, na tarde desta segunda-feira, até às 17h, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Capão da Canoa e Tramandaí já marcaram rajadas de 44 km/h e 47 km/h, respectivamente.
Em função do ciclone, o Inmet emitiu um alerta laranja — de perigo — para ventos costeiros em todo o litoral da região Sul do Brasil. O aviso vale a partir de 0h desta terça-feira.










