Proprietário de farmácia é preso por crime contra a saúde pública

Compartilhe

Um empresário do ramo farmacêutico foi preso nesta quarta-feira (07), por policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial (DECON) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), em Santo Antônio da Patrulha. A ação ocorreu, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça.

Nos fundos da farmácia, um depósito clandestino, que seria usado pelo empresário, para armazenar medicamentos sem procedência, foi localizado. De acordo com o Delegado Liedtke, titular da Especializada, alguns dos medicamentos apreendidos eram de venda estritamente controlada (tarja preta), cuja comercialização é vinculada à devida retenção de receituário médico.

As investigações começaram após o recebimento de denuncias dando conta da venda e do armazenamento desses remédios. Segundo o Diretor de Investigações do DEIC, delegado Sander Cajal, a venda dos medicamentos sem a apresentação da necessária prescrição médica ocasiona sérios riscos a saúde dos consumidores, em especial, a utilização de remédios controlados (tarja preta).

Os agentes públicos constataram diversas irregularidades em ação conjunta com o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária de Santo Antônio da Patrulha. Diversos medicamentos com tarja vermelha e preta, todos sem procedência lícita comprovada, foram apreendidos. O preso foi autuado em flagrante pela prática de crime contra saúde pública (prescrito no artigo 273, paragrafo 1°-B, incisos I e V, do Código Penal), e, após trâmites legais, será encaminhado ao sistema carcerário gaúcho.

Você também pode ajudar a Polícia a desvendar crimes. Disque-denúncia 0800 510 2828 ou via  WhatsApp  e Telegram (51) 98418.7814

Compartilhe

Postagens Relacionadas