O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve quatro projetos de pesquisa de estudantes, premiados na 38º Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Dois deles são do Campus Osório.
No total, foram 12 projetos finalistas dos campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório, Rolante e Vacaria.
A feira que ocorreu de 24 a 26 de outubro de 2023, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, teve a apresentação de 785 projetos de estudantes de ensino médio, técnico e fundamental e da educação infantil, de 424 escolas públicas e 251 escolas privadas. Contou ainda com representantes de 15 países e 22 estados, além do Distrito Federal.
Um dos projetos premiados do Campus Osório ficou em 2º lugar em Ciências dos Animais das Plantas. O “Estudo da atividade antifúngica de extratos aquosos in natura de plantas na inibição de Neofusicoccum parvum” foi desenvolvido pelas estudantes Amanda Ribeiro Machado e Marcella Gonçalves dos Santos. A orientação foi da professora Flávia Twardowski, com colaboração de Marcus André Kurtz Almança e Vera Maria Klajn.
Já o projeto “Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através do sensoriamento remoto” obteve o 3º lugar em Engenharia Ambiental e Sanitária. Foi desenvolvido pela estudante Luiza Soethe Avila com orientação da professora Flávia Twardowksi e coorientação do professor André Bilibio Westphalen.
Este projeto, além de conquistar o terceiro lugar em Engenharia Ambiental e Sanitária, foi credenciado para participar da Mostra Nacional de Ciência de Portugal. Estudante e orientadora vão receber hospedagem e alimentação.