Projeto Praia Limpa recolhe mais de nove mil bitucas de cigarro em Torres

Compartilhe

Fotos: Projeto Praia Limpa Torres

Mais de nove mil bitucas de cigarro foram recolhidas em três meses nas 24 bituqueiras de PVC instaladas nas praias dos Molhes, Grande, da Cal, Guarita,  na Prainha e no Morro do Farol. Ao todo foram contabilizados 3,3 quilos de resíduos. A iniciativa #bitucazero é do Projeto Praia Limpa Torres, desenvolvido pela Associação dos Surfistas do município (AST).

Durante todo o Verão 2016/2017, voluntários do projeto monitoraram e coletaram os resíduos depositados nas bituqueiras. O coordenador do Praia Limpa Torres, Alexis Sanson, considera os números impressionantes. “Demonstram que o objetivo de retirar este resíduo (bituca de cigarro) tão nocivo ao meio ambiente foi alcançado com êxito”, salientou.

O ambientalista destacou ainda que o volume total de bitucas recohido significa que as bituqueiras foram aceitas ela comunidade, veranistas e turistas. “O resultado surpreende ainda mais levando-se em conta que a bituca resiste à biodegração, permanecendo no solo e na água por 5 a 7 anos, sem se decompor. Caso esse volume não tivesse sido coletado, provavelmente teríamos 9.000 bitucas descartadas no meio ambiente de Torres, uma cidade reconhecida pela sua natureza e qualidade de vida”, alertou Alexis Sanson.

Além dos tocos de cigarro, também foram encontrados resíduos inusitados nos recipientes de coleta: palitos de picolé, pedaços de vidro, moedas e até seringas. E este material também poderia ter sido deixado no meio ambiente. A intenção do Projeto Praia Limpa Torres com o  #bitucazero é sensibilizar os fumantes para a necessidade de descarte correto desses resíduos como alto teor tóxico e despertar o interesse de outras cidades para que também adotem sistemas de coleta de bitucas. Empresários de Torres já implantaram bituqueiras nos seus estabelecimentos e outros municípios do Litoral demonstraram interesse na ideia.

O Projeto Praia Limpa Torres é patrocinado pelo Restaurante Cantinho do Pescador, pela De Lucca Surf Skate Shop, pela Pinho Veículos, pela Pinho Construtora e pela Milão Sorvetes, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Farmácia Sealife e do Mercado Tutto & Cia.

Compartilhe

Postagens Relacionadas