Projeto do “Ecoponto Pet” recolhe 15 mil garrafas plásticas em Torres

Iniciativa garantiu destino correto a aproximadamente 350 quilos de material reciclável

Compartilhe

Foto: Projeto Praia Limpa Torres

Uma grande garrafa de água mineral chamou a atenção no último verão na Prainha em Torres. A estrutura com tamanho semelhante ao de uma geladeira foi feita de ferro galvanizado e instalada no local para sensibilizar visitantes e moradores sobre a importância da reciclagem de embalagens. Em três meses, foram recolhidos 350 quilos, ou aproximadamente 15 mil garrafas.

O projeto “Ecoponto Pet” é uma iniciativa da Água Mineral Santo Anjo, empresa de Três Cachoeiras, e do projeto Praia Limpa Torres, com apoio da Prefeitura Municipal. As garrafas recolhidas foram destinadas à cooperativa de reciclagem do município.

A presidente da cooperativa, Carmem Vargas, salientou que o “Ecoponto Pet” facilita o trabalho dos cooperados porque o material já chega selecionado e sem mistura com resíduos orgânicos.

“O formato da lixeira sendo um pet incentiva as pessoas a descartarem o lixo no local correto. E com a extensão dessa iniciativa para mais locais da cidade seria muito benéfico para cidade e para o meio ambiente e também para a cooperativa”, avaliou Carmem.

O diretor da Água Mineral Santo Anjo, Gustavo Borges, recordou que um dos principais desafios foi a construção da garrafa gigante sem outras referência. Ele comemorou os resultados, ao destacar que um dos propósitos do projeto foi despertar a consciência ambiental.

“A ideia do Ecoponto Pet, além de encaminhar para a cooperativa de reciclagem local uma boa quantia de material já separado, sempre foi conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem. Atualmente no Brasil a reciclagem vem crescendo, mas ainda de forma muito lenta, por isso, lembrar a população da necessidade da conscientização ambiental, ainda é muito necessário”, disse o empresário.

“Toda iniciativa que tenha o objetivo de fomentar a coleta seletiva é bem-vinda.  O Ecoponto Pet pelos resultados é um case de sucesso no município de Torres. Precisamos valorizar os realizadores e apoiadores desta ideia. Que os ecopontos se multipliquem”, disse Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa Torres.

A Água Mineral Santo Anjo também instalou garrafas gigantes para coletar materiais recicláveis nas praias de Capão da Canoa e Imbé no último verão.

Compartilhe

Postagens Relacionadas