O Solutrat, programa de solução ambiental para coleta e tratamento de esgoto através da limpeza programada de foças sépticas e destinação adequada do lodo, lançado pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), já está em funcionamento em Tramandaí. A notificação de disponibilidade do sistema de limpeza de soluções individuais já está sendo feita às economias atendidas pela companhia.
Ao receber a notificação da Corsan, o cliente deve realizar o agendamento do serviço para receber, na data programada, uma equipe técnica especializada que realizará uma vistoria no imóvel e, posteriormente, a limpeza da fossa.
Segundo a empresa, o valor cobrado pela execução do serviço depende da categoria e do número de economias do imóvel. Para um imóvel residencial básico unifamiliar, o valor é dividido em 12 vezes de R$ 37,65. A cobrança é parcelada na fatura de água.
A Corsan explica que a fossa séptica deve ser limpa periodicamente para evitar transbordamento, mau cheiro e poluição ao meio ambiente. O Solutrat contemplará, de acordo com a estatal, regiões com baixa densidade demográfica, e deverá ser implantado na maioria dos municípios atendidos pela Corsan.
Além da ampliação da cobertura de esgotamento sanitário na cidade, a limpeza da fossa promove a garantia da eficiência do tratamento de esgoto com destinação adequada dos resíduos e a conservação ambiental, bem como ajuda a reduzir vetores de doenças e evitar a contaminação da água, gerando mais saúde e qualidade de vida para a população.
Ainda conforme a Corsan, uma vez notificado, o cliente deve agendar o serviço de vistoria e limpeza com a Corsan. Caso não o faça, estará sujeito à cobrança pela disponibilidade do serviço, de acordo com a Resolução CSR 001/2022 AGESAN.
Mais informações podem ser obtidas no site corsan.com.br/solutrat.