
A Prefeitura Municipal de Imbé anunciou novas medidas para a segurança das escolas. Além da ampliação das rondas nas instituições de ensino, implantada nos últimos dias, o município adotará um aplicativo de celular, que funciona como um botão de pânico e será instalado nos telefones de professores e funcionários. Pelo sistema, será possível emitir uma alerta à Guarda Municipal (GMI).
O prefeito Ique Vedovato informou que a tecnologia já é utilizada para outras atividades da GMI e foi adaptada para o uso dos profissionais que atuam nas escolas. “Vai ser instalado no aparelho de telefone celular de cada funcionário, de cada professor das nossas escolas ao ponto que eles poderão, em caso de qualquer tipo de suspeita, acionar esse botão de pânico para chamar diretamente a Guarda Municipal”, explicou.
Ique afirmou que a GMI tem viaturas em vários pontos e que os agentes poderão chegar rapidamente a uma escola em caso de necessidade. “Tem um poder de reação muito grande, ao ponto de chegar num tempo de resposta de até, no máximo, 2 minutos e meio, 3 minutos, com as viaturas que hoje estão distribuídas por toda a nossa cidade”, disse.
O prefeito informou ainda que, nos próximos dias, todos os professores e funcionários das instituições de ensino da cidade receberão capacitação para uso da ferramenta, fora do horário das atividades escolares. “Essa nossa iniciativa contemplará inclusive as escolas estaduais e a particular que temos em Imbé”, completou.
Ele também destaca que não há nenhuma evidência que aponte para a existência de jogos que incentivem a violência nas escolas do município. “Temos uma Guarda Municipal armada e preparada para agir, caso seja necessário”, concluiu. De acordo com a prefeitura, Imbé tem mais de 20 estabelecimentos de ensino públicos e privados.
As novas medidas foram definidas em uma reunião, nessa terça-feira (11), entre o prefeito, o vice-prefeito Régis Cacetinho, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Vinícius Rebechi, a secretária de Educação, Ruth Ruschel, e o comandante da Guarda Municipal de Imbé (GMI), Rafael Moura, além do assessor executivo Rodrigo Daniel Pereda e da supervisora da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Fabiana Assunção.










