Procon de Tramandaí atende mais de 50 vítimas de golpes de empréstimo e falso boleto

Criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras e até mesmo por funcionários do serviço de defesa do consumidor; veja quatro dicas para não ser vítima dos golpistas

Compartilhe

Imagem meramente ilustrativa

Entre os meses de maio e agosto, mais de 50 casos de golpes envolvendo empréstimos e falsos boletos bancários foram informados ao Procon Municipal de Tramandaí. Os estelionatários fazem contato com as vítimas por ligações telefônica e principalmente pelo WhatsApp. Eles se passam por funcionários de instituições financeiras e até mesmo por servidores do serviço de defesa do consumidor.

A coordenadora do Procon, Bárbara Nichel, explica que os golpistas entram em contanto com os consumidores dizendo que ele teria juros a receber e, desta forma, conseguem, em alguns casos, obter os dados pessoais e documentos das vítimas. “Eles fazem um empréstimo em nome do consumidor.  Depois, se passam por funcionários de instituições financeiras e dizem que podem fazer o cancelamento do empréstimo e emitem um boleto para pagamento”, alertou.

Segundo ela, entre os casos relatados ao Procon, havia falsos boletos com valores que variavam de R$ 1 mil até R$ 38 mil.  “Quando nos procuraram a gente via que era golpe e, em muitos deles, conseguimos garantir que os valores fossem devolvidos pelos bancos”, salientou Bárbara. Além do Procon, a orientação é que esses golpes sejam registrados na Polícia Civil.

“O importante é ficar atento caso receba alguma ligação ou mensagens pelo WhatsApp. Não repassem informações, não tirem fotos e nem encaminhe documentos, pois é o fraudador que está se passando pelo banco. Na dúvida procure o seu banco ou diretamente o Procon, que fica localizado no segundo andar da Prefeitura de Tramandaí”, destacou a coordenadora do Procon.

Bárbara também reforçou o alerta de que o Procon não entra em contato com os consumidores pelo WhatsApp.

Quatro dicas do Procon Tramandaí para não cair nos golpes

  1. Não fornecer dados pessoais em ligações recebidas ou WhatsApp;
  2. Não realizar pagamentos para liberação de empréstimo;
  3. Conferir atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira;
  4. Não encaminhe fotos tipo selfie para cancelar empréstimos ou documentos com foto.

Compartilhe

Postagens Relacionadas