Fé, devoção e a esperança de dias melhores, marcaram a Procissão de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (12), em Tramandaí e Imbé. Desde 1930, a santa é consagrada Padroeira do Brasil e a partir de 1980, a data se tornou feriado nacional. Além da caminhada emocionada de milhares de fiéis, houve também a procissão de motociclistas.
Desde cedo, milhares de fiéis se reuniram na Capela da Igreja São José em Tramandaí. Dentro da igreja e fora dela, os devotos iniciaram as homenagens a santa, com orações e pedidos. Essa é a 36ª Romaria em devoção à Nossa Senhora Aparecida, um dos maiores eventos religiosos do Litoral Norte.
A Igreja São José foi o ponto de partida de uma caminhada, de aproximadamente 10 quilômetros, até a Capela da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no Balneário Mariluz, em Imbé. O prefeito de Tramandaí, Luiz Carlos Gauto e o de Imbé, Ique Vedovato, além de autoridades locais, também participaram das homenagens a Padroeira do Brasil.
Durante o trajeto, acompanhados da imagem de Nossa Senhora Aparecida, muitos fiéis acabaram se emocionando. Homens, mulheres e crianças a tocavam. Nestes momentos, os fiéis realizavam pedidos, agradeciam e louvavam a santa.
Após a chegada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, uma missa campal foi celebrada. A comunidade, desde o último sábado, está realizando a 49ª Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida. Antes da chegada da santa na capela, o padre Severino abençoou centenas de motociclistas.
Depois de abençoa-los, iniciou a moto procissão, que acontece há 26 anos. Os motociclistas, vindos de diversas cidades do Litoral Norte, do Sul Catarinense e da Grande Porto Alegre, passaram por vias de Imbé, Tramandaí e finalizaram o trajeto em Osório, na Praça da Igreja Matriz. O Pelotão de Motos do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) também participaram do evento religioso.