
Apesar das fortes chuvas que atingem Santa Catarina, Paraná e estados do sudeste do país, o Rio Grande do Sul tem enfrentado dias instáveis em algumas regiões, mas sem maiores transtornos em função das precipitações. No Litoral Norte, a chuva frequente nos últimos dias dará uma trégua nesta sexta-feira (02), mas volta já no sábado (03).
O primeiro fim de semana de dezembro será com muita nebulosidade, chuva e temperaturas altas na costa gaúcha, com termômetros marcando entre 27ºC e 30ºC nos próximos dias. O prognóstico climático para o mês de dezembro, no entanto, aponta um cenário com chuva abaixo da média histórica na região
Para o Litoral Norte, a projeção é de que a quantidade de chuvas fique entre 130 e 140 milímetros. A média registrada no período é um pouco mais alta, entre 140 e 160 milímetros. Consequentemente, com menor quantidade de chuvas acumuladas, as temperaturas máximas devem ficar um pouco acima das normais. As máximas médias da região são de 26ºC e, neste mês, devem ficar na casa dos 28ºC.
Voltando à previsão para os próximos dias, esta sexta-feira terá muito sol e calor, com termômetros marcando até 30ºC. A chuva deve chegar já na manhã de sábado, seguindo até a tarde. Para domingo (04), a tendência é de mais chuva a partir do meio-dia. E segunda-feira (05) terá chuva novamente.
A boa notícia é que o vento diminui bastante e não deve ultrapassar os 30 km/h.
Previsão até segunda-feira:
Sexta-feira (02): predomínio de sol. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 30°C.
Sábado (03): tempo encoberto com chuva pela manhã e à tarde. Temperatura mínima de 22°C e máxima de 29°C.
Domingo (04): sol entre nuvens com chuva moderada a partir do meio-dia. Temperatura mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Segunda-feira (05): chuva e temperatura mínima de 23°C e máxima de 27°C.
Temporada de chuvas no Sudeste
O período de outubro até março é a estação chuvosa do Sudeste do país. O grande volume de chuva é comum para aquela região nesta época do ano. O incomum são as situações que estão ocorrendo em Santa Catarina e no Paraná, com transtorno e tragédias registradas nesta semana.
Esses fenômenos no Sudeste são causados pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um grande corredor de umidade que vem desde a Amazônia até o Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais). Quando esse grande corredor ocorre, acaba como que sugando toda umidade das suas laterais, diminuindo as chuvas da Região Sul e da Região Norte.
Por Ludmila Pochmann / Meteorologista do Litoral na Rede.
A Previsão do Tempo no Litoral na Rede tem o apoio da Espaço Pet Clínica Veterinária e da Prefeitura Municipal de Tramandaí . Sua marca também pode estar aqui. Se você também quer ser patrocinador deste serviço, envie uma mensagem para o WhatsApp 51-99113-0101 e a nossa equipe entrará em contato.