Primeira usina solar fotovoltaica da UFRGS é instalada no Campus Litoral

Estrutura garante energia para as instalações da universidade em Tramandaí e também supre parte da demanda do Campus Central, em Porto Alegre

Compartilhe

Placas solares foram instaladas no Campus Litoral. Foto: Comunicação UFRGS Litoral

A primeira usina solar fotovoltaica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) será inaugurada oficialmente, na próxima quinta-feira (10). As placas solares foram instaladas no Campus Litoral e toda a estrutura tem capacidade de geração de aproximadamente 300 quilowatts-pico (kWp).

A cerimônia de inauguração começará às 15h no Campus Litoral (Rodovia RS 030, Km 92, nº 11.700 – Emboaba). A solenidade contará com uma apresentação cultural e descerramento de placa. A usina solar fotovoltaica já está em operação desde outubro de 2022.

A geração de aproximadamente 300 quilowatts-pico (kWp), ocorre por meio de um sistema de microgeração distribuída de energia elétrica obtido através do princípio fotovoltaico, contando com 996 módulos fotovoltaicos de silício de alta tecnologia, inversores de corrente elétrica, sistema de monitoramento e controle de dados e ainda sistema de monitoramento climático.

Conforme a instituição, a usina abastece totalmente o Campus Litoral e ainda gera sobra, que é convertida em créditos que reduzem o custo da energia consumida no Campus Centro da Universidade em Porto Alegre. “Além disso, o funcionamento de uma usina solar fotovoltaica na Universidade permite a realização de atividades de ensino, colaborando com a formação de novos profissionais e com o fomento de pesquisas em diversas disciplinas dos cursos do Campus Litoral Norte”, diz em nota.

O investimento foi de R$ 1,7 milhão, através do  Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EnergIF), do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), voltado à promoção da cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação.

O projeto teve coordenação e supervisão da professora Aline Cristiane Pan, docente do curso de Engenharia de Gestão de Energia e doutora em Energia Solar Fotovoltaica. Além da professora Aline, o acompanhamento da execução contou com a colaboração da ex-diretora geral do Campus Litoral Norte, Liane Ludwig Loder, da engenheira da Superintendência de Infra-estrutura da UFRGS e fiscal do contrato Ruane Fernandes de Magalhães, da professora Juliana Klas, junto com equipe multidisciplinar de servidores da Universidade.

Compartilhe

Postagens Relacionadas