
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um carregamento de cigarros eletrônicos contrabandeados na BR-101, em Osório. Foram apreendidas aproximadamente 1000 unidades dos produtos, que são ilegais no Brasil.
O flagrante aconteceu no domingo (14) e divulgado no início da noite desta segunda-feira (15). As mercadorias, também conhecidas como “vapes” ou “pods” estavam em um automóvel Fox, com placas de São Bento do Sul, Santa Catarina.
Os policiais rodoviários federais abordaram o carro depois de observar pelo para-brisa traseiro caixas com cigarros eletrônicos no interior do veículo. O motorista disse à equipe da PRF que não era dono dos produtos e que havia sido pago para transportá-los da fronteira com o Paraguai para Porto Alegre.
Ele foi preso por contrabando e apresentado na Superintendência da Polícia Federal na Capital. O homem de 52 anos já tinha, segundo a PRF, antecedentes por violência doméstica e descaminho, delito semelhante ao contrabando, mas que não envolve produtos ilegais no país.
Viu no nosso Instagram?
A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil desde 2009. Recentemente, o regulamento referente aos dispositivos eletrônicos para fumar foi atualizado e foi mantida a proibição, já vigente desde 2009.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a decisão foi tomada após extensa avaliação de seus riscos e impactos à saúde pública brasileira.