Em menos de nove meses, equipes da Prefeitura de Capão da Canoa recolheram 56 cavalos soltos das ruas, avenidas e estradas do município. O balanço é referente ao período de maio de 2017 a janeiro de 2018 e foi divulgado nesta semana.
Através de um contrato com uma empresa terceirizada e com uma despesa estimada em R$ 150 mil por ano, os município encaminha os animais para um campo, onde eles passam por um período de quarenta, são examinados e chipados. Só depois deste processo o proprietário pode tentar reaver o animal.
Os equinos deixados soltos ou abandonados nas ruas da cidade causaram uma série de transtornos no trânsito. Em casos mais graves, animais soltos provocaram acidentes e até mortes de pessoas. O serviço foi implantado na segunda quinzena de maio do ano passado em ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e dos Distritos. Para o Secretário de Coordenação dos Distritos, Eduardo Sarmento, um problema de vários anos começará a ser solucionado. “Estamos atendendo a inúmeros pedidos da população”, destacou.