Prefeitura de Tramandaí vai comprar novo Raio X para a UPA

Compartilhe

Foto: Litoral na Rede / Arquivo

A Prefeitura de Tramandaí deve investir aproximadamente R$ 400 mil na compra de um equipamento de Raio X digital para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A máquina disponível, adquirida em 2016, vem apresentando defeitos desde o ano passado e está fora de operação desde agosto deste ano.

O secretário municipal da Saúde, Luciano Saltiel, explicou ao Litoral na Rede que o conserto foi realizado diversas vezes com empresa especializada, mas o problema no codificador de imagens da máquina persiste. Segundo ele, a situação se agravou nas últimas semanas porque o Raio X do Posto 24 horas de Imbé, para onde estavam sendo encaminhados os pacientes de Tramandaí, estragou.

Além disso, o equipamento do Hospital de Tramandaí está operado parcialmente, apenas para exame nas extremidades.  “Estamos encaminhado os pacientes para a clínica terceirizada, aqui em Tramandaí, para Osório ou para Cidreira”, disse Saltiel. O secretário informou que a demanda é, em média, de 60 exames por dia na UPA, número que sobe para 100 durante a temporada de verão.

Luciano Saltiel destacou que a expectativa é lançar a licitação para compra do Raio X ainda em 2019. Ele acredita, no entanto, que a nova máquina só estará funcionando no fim do verão. De acordo com o secretário da Saúde, a ideia é consertar o equipamento atual e trabalhar com duas salas de exames na UPA a partir de 2020. “Isso vai facilitar a manutenção preventiva”, projetou.

Raio X de Imbé também está estragado

O equipamento de Raio X do Posto de Saúde 24 horas de Imbé está estragado há aproximadamente 20 dias. Segundo o secretário da Saúde do município, Tierres da Rosa, antes da falha havia grande de demanda para a realização de exames de pacientes da UPA e do Hospital de Tramandaí.

“Já providencie a compra de um novo tubo e está em Porto Alegre em testes. Acredito que mais uma semana estará funcionando novamente”, disse o secretário ao Litoral na Rede. Com o equipamento estragado, os pacientes de Imbé, que precisam do exame, também estão sendo encaminhados para Cidreira, durante o dia, e para Osório, durante a noite.

Compartilhe

Postagens Relacionadas