Prefeitura de Tramandaí busca solução para manter médicos nos postos de saúde

Compartilhe

O contrato emergencial de profissionais da área da saúde de Tramandaí com o Instituto de Apoio à Gestão Pública termina no próximo sábado (03). Para suprir a necessidade de recursos humanos nos postos de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no SAMU, a Prefeitura está realizando um processo seletivo, mas poucos médicos se interessaram pelas vagas.

Na tarde dessa terça-feira (30), foi publicado no site do município o edital de homologação das inscrições e os selecionados devem começar a trabalhar já neste fim de semana, devido ao fim do contrato com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O problema é que apenas três médicos se inscreveram.

De acordo com a Secretária de Administração de Tramandaí, Alzira Aguiar, o desinteresse dos profissionais seria porque, pelo princípio da isonomia, a remuneração dos profissionais deveria ser a mesma dos servidores do Executivo, o que, no caso específico dos médicos, representaria cerca de 25% do valor praticado no mercado, nos municípios vizinhos, nas empresas que os contratam e nas oscip’s que fazem gestão de saúde.

Por isso, a Prefeitura está buscando outra forma de contratar os médicos para garantir a manutenção do atendimento a partir de domingo. Conforme Alzira, uma empresa deve ser contratada, já que restou praticamente deserto o Seletivo para contratar médicos.

Através de empresa, será possível pagar o valor de mercado dos honorários médicos, conforme média de outros municípios da região, suprindo a carência apresentada.

O processo seletivo foi necessário porque ainda está em andamento a licitação para a Oscip que irá gerenciar os recursos humanos na área da saúde em Tramandaí, após o fim do contrato emergencial com o Instituto de Apoio à Gestão Pública.

De acordo com a secretária, quatro organizações estão inscritas no processo e, neste momento, são analisadas impugnações apresentadas.

A expectativa é que o processo licitatório seja concluído em até três meses quando caberá à Oscip vencedora realizar a seleção dos profissionais que atuarão nos serviços de saúde do município por um período de até cinco anos.

Compartilhe

Postagens Relacionadas